27.1 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosEficiência agronômica dos biodefensivos

Eficiência agronômica dos biodefensivos

Shutterstock

Os produtos biológicos são insumos agrícolas desenvolvidos a partir de organismos ou substâncias naturais, considerados ativos biológicos. Esses ativos agem com o objetivo de eliminar a praga alvo beneficiando o meio ambiente, permitindo a manutenção de insetos benéficos na lavoura – os chamados inimigos naturais – e diminuindo a dependência de aplicações constantes de outros produtos. Esse e outros assuntos foram abordados durante o whorkshop – Uso dos produtos biológicos no sistema de produção de café, na 25ª Edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), de 05 a 07 de abril. Na ocasião, o engenheiro agrônomo Alexandre Pisoni, coordenador regional de Fitossanidade da SLC Agrícola, falou sobre os “Desafios dos biológicos on farm”.

“A ideia é instalar na própria propriedade uma biofábrica para multiplicação de microrganismos para uso próprio, seja como inoculante ou para controle de pragas e doenças”.

Pisoni garante que os biológicos já estão entre os pilares para o caminho da sustentabilidade. “A sociedade presa por alimentos saudáveis nas grandes culturas, por isso, nos últimos tempos o uso dos biodefensivos triplicou. Sem contar que são produtos mais baratos que os químicos, chegando a média de redução dos preços de cerca de 30%”.

O especialista explica que o uso dos biodefensivos na lavoura proporciona uma produção sem contaminação de solo, mantendo a qualidade do produto.  

Existem vários tipos de biofábricas de biológicos, que variam de caixa tanque, com um custo mais baixo, até os tanques de inox. “Na SLC estamos implantando um sistema de comodato, onde a empresa instala por sua conta todo sistema dentro da propriedade. Assim o produtor fica isento do alto custo inicial da biofábrica, tendo que arcar só com o custo de sua produção”

ARTIGOS RELACIONADOS

KWS iniciará operação em seu Centro Avançado de Pesquisa localizado em Petrolina/PE

Acelerar o processo de avanço de novos híbridos para que os agricultores brasileiros possam ter uma maior oferta de produtos adaptados aos mais variados e adversos ambientes.

Pulverização deve levar em conta os bicos utilizados

A tecnologia de aplicação não se resume ao ato de aplicar o produto, mas sim na interação entre vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente) buscando um controle eficiente, com custo baixo e mínima contaminação ambiental.

Sipcam Nichino lança inseticida de ponta para controle de lagartas

Inseticida Takumi® foi alvo de quase 200 trabalhos de Pesquisa & Desenvolvimento; companhia prevê lançar 22 produtos em quatro anos

Manejo biológico no incremento da produtividade da soja

Flávio Henrique Vasconcelos Medeiros Professor adjunto IV da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia flaviomedeiros@dfp.ufla.br   O principal alvo biológico dos produtos à base de Trichodermaspp hoje...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!