28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSilício é proteção contra o ataque de patógenos no morango?

Silício é proteção contra o ataque de patógenos no morango?

Autor

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito: Shutterstock

O silício funciona como um produto complementar no controle fitossanitário no morango, não podendo ser considerado um pesticida para a cultura, pois sua utilização não resulta em controle efetivo de pragas e doenças, mas somente deve ser empregado como um produto auxiliar a outras técnicas.

Entenda melhor

A forma solúvel em água do silício e o silicato de potássio, sendo móvel na planta, pode ser aplicada tanto via adubação foliar como em fertirrigação no morangueiro. A capacidade geral de resistência a ataque dos patógenos pode ser facilmente perdida com a retirada dos tratamentos de sílica, sendo necessário o suprimento constante em solução nutritiva ou tratamentos foliares.

Essa característica pode ser devido ao silício dentro da planta estar sujeito à polimerização (reação química que provoca a combinação de um grande número de moléculas para formar uma macromolécula).

Quando o é usado o silício via fertirrigação, ao ser transportado pelo xilema, as maiores quantidades são depositadas na parede celular destes vasos. A forma de deposição de silício é como sílica amorfa e hidratada ou opala. Uma vez depositado, o silício torna-se imóvel e não mais se redistribui pelas plantas.

Ação do silício

Seu efeito maior é nutricional. Relatos demonstram que a utilização de sílica está relacionada ao acúmulo do silício na parede celular das plantas, reduzindo a perda d’água, melhorando a arquitetura das plantas, estimulando uma maior atividade fotossintética e criando uma barreira física à penetração de fitopatógenos e de insetos. Tal fato ocorre ao induzir uma série de reações metabólicas nas plantas, resultando na formação de compostos como fitoalexinas e ligninas.

Vantagens

O uso contínuo de silicato de potássio, em fertirrigação, pode proporcionar melhor eficiência no transporte de nutrientes imóveis, como o cálcio, ferro, zinco, manganês e cobre e, consequentemente, levar a um melhor resultado nutricional e maior resistência das plantas ao ataque de patógenos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como alcançar eficiência no controle da lagarta-do-cartucho

A cultura do milho é atacada por diversas pragas ao longo de seu desenvolvimento, e geralmente causam danos significativos à lavoura, levando a perdas em produtividade e, consequentemente, redução na produção. Entre as principais pragas que atacam a cultura do milho, destaca-se a Spodoptera frugiperda, conhecida popularmente como lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar.

Hidroponia reduz o consumo de água e mão de obra

  Adriano de Lima Mendes Técnico agrícola especialista em hidroponia adrianohidro2008@hotmail.com Quando se fala em hidroponia, logo surge a ideia de que tudo deve ser bem protegido e...

Nova tecnologia em fertilizantes sólidos melhora a eficiência dos nutrientes

Fabio Olivieri de Nobile Doutor, professor e pesquisador do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos " UNIFEB/SP fonobile@feb.br A dificuldade de se adubar no momento certo...

Por que a olivicultura atrai produtores de todo o Brasil?

AutoresLuiz Fernando de Oliveira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Olivicultura da Empresa de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!