21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMaturação nutricional e seus benefícios para o canavial

Maturação nutricional e seus benefícios para o canavial

Por João Alves

João pousa para foto (Crédito: Divulgação)

O cenário para este início de safra no setor sucroenergético sinaliza uma queda na produtividade de cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, aos fatores climáticos que atingiram de forma negativa o desenvolvimento do canavial em meados de 2021. As perspectivas são de uma safra de menor produção de ATR (açúcares totais recuperáveis) com menor produção de açúcar e também menor produção de etanol.

Nesse contexto, a nutrição mineral de plantas, de forma equilibrada na fase de maturação, torna-se uma aliada imprescindível para minimizar essas perdas. Nessa etapa de desenvolvimento, a cultura centraliza seu metabolismo na produção de açúcares e, principalmente, na mobilização desses açúcares para o colmo, incrementando os ganhos com ATR. Todo esse processo fisiológico é mais efetivo com um perfeito balanço nutricional, e o fornecimento de determinados nutrientes nessa fase contribui para essa eficiência.

Formulações contendo potássio (K), responsável pela atividade enzimática da planta; magnésio (Mg), que favorece o processo de fotossíntese; boro (B), elemento estrutural e de fundamental importância no transporte de sacarose; enxofre (S), responsável pela formação de proteína, e fósforo (P), que tem papel imprescindível na atividade energética da planta, favorecem essa etapa fisiológica e, consequentemente, contribuem para os ganhos de produtividade.

Por conta dos inúmeros benefícios que traz tanto para o cultivo quanto para o agricultor, a nutrição na fase de maturação da cana vem ganhando cada vez mais importância e seu uso tem se tornado uma prática amplamente adotada. Pesquisas recentes, realizadas pela Ubyfol, apontam também que a nutrição na fase de maturação traz ganhos expressivos nas características tecnológicas da cana-de-açúcar, favorecendo os processos industriais.

Nesse sentido, o mercado de nutrição foliar já apresenta opções diversificadas para fornecer de maneira balanceada todos os nutrientes necessários ao longo do ciclo de desenvolvimento da cana. É sempre importante lembrar que os maturadores nutricionais são tecnologias inovadoras, respaldados por pesquisas, e são ferramentas indispensáveis para alcançar maior produtividade e ganhos industriais.

Com a cana-de-açúcar figurando entre os principais cultivos do Brasil, de grande importância econômica e social, a adoção de novas tecnologias é fundamental ao produtor que busca se destacar e alcançar a máxima produtividade.

* João Alves é engenheiro-agrônomo, mestre em Sistemas de Produção, com ênfase em nutrição de plantas, e Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol.

ARTIGOS RELACIONADOS

Canatech Ribeirão Preto foca no efeito de maturadores ou reguladores de crescimento para a qualidade da matéria-prima

Evento ocorre amanhã, 15, com a presença de profissionais do setor sucroenergético, apresentações técnicas e exposição de tecnologias

Cana: Fertilização fluida garante amplos benefícios

Uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais adeptos é a aplicação de nitrogênio, fósforo e potássio em forma fluida via sulco de plantio, pelos resultados favoráveis aos agricultores, tanto em rendimento operacional quanto em aumento de produtividade, com uma nutrição mais eficiente, uniforme e sustentável.

Controle de ervas daninhas

Mesopec é um novo produto desenvolvido pela multinacional Ascenza e ajuda a deixar o canavial

Os benefícios do GreitVG

O Greit VG é um biofertilizante feito a partir de extratos vegetais, rico em aminoácidos, glicina betaína e vitaminas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!