27.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesCanatech Ribeirão Preto foca no efeito de maturadores ou reguladores de crescimento...

Canatech Ribeirão Preto foca no efeito de maturadores ou reguladores de crescimento para a qualidade da matéria-prima

Divulgação

Uma edição do evento Canatech ocorre amanhã, 15, na paulista Ribeirão Preto. O evento terá como tema central a utilização de maturadores ou reguladores de crescimento, para melhorar a gestão da colheita e a qualidade da cana-de-açúcar no início da safra. Especialistas da Sipcam Nichino Brasil, patrocinadora do encontro, estarão no local para falar sobre estratégias de manejo desenvolvidas pela companhia com vistas à excelência na colheita da cana.

Conforme o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, a companhia apresentará no Canatech indicadores que respaldam a eficácia tecnológica do regulador de crescimento Sprint® WG. Segundo ele, a empresa, de origem ítalo-japonesa, conta com amplo portfólio em fomento à qualidade da matéria-prima da cultura.

De acordo com Cabral Araújo, resultados recentes, apurados em áreas comerciais, demonstram que o maturador Sprint® WG entrega ao setor sucroenergético ganhos rápidos, e significativos em ATR (Açúcar Total Recuperável) e TAH (Toneladas de Açúcar por Hectare).

“Trata-se de um produto de ação sistêmica. Absorvido pelas folhas da cultura, atua na inibição temporária do crescimento vegetativo da planta. Com isso, impulsiona o rápido acúmulo de sacarose no colmo, facilitando o planejamento da colheita, e a transferência de ganhos industriais na produção de açúcar e etanol”, explica Cabral Araújo.

Segundo o agrônomo da Sipcam Nichino, a utilização desse regulador de crescimento, em linha com as recomendações técnicas da companhia, não interfere no potencial produtivo do canavial e nem em brotações de soqueira.

Ainda conforme Cabral Araújo, a Sipcam Nichino recomenda uma aplicação do regulador de crescimento por ciclo da cultura, entre 30 e 60 dias antes do corte, quando a cultura estiver em pleno desenvolvimento vegetativo, “entre nove e doze meses a contar do plantio ou do último corte”, conclui ele.

ARTIGOS RELACIONADOS

Flores no canavial

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, tendo grande importância para ...

Maturador mostra resultados ao transferir qualidade à matéria-prima

Tecnologia recomendada à melhor gestão da colheita é também considerada estratégica em face de efeitos de mudanças climáticas sobre os canaviais.

Nutrição complementar: aliada fundamental para um canavial ainda mais produtivo

Nutrição complementar: aliada fundamental para um canavial ainda mais produtivo

Mais umidade para o solo e benefícios para a cana

Um dos maiores desafios do cultivo de cana-de-açúcar é aumentar a produtividade. A matéria orgânica é considerada um condicionador de solo, exercendo papel-chave em vários processos que ocorrem no solo, como formação da estrutura dos solos, atividade biológica e, ainda, tem uma relação direta com a qualidade do solo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!