Aminoácidos e substâncias húmicas em frutas

As substâncias húmicas, em especial o aporte de ácidos fúlvicos e húmicos, vem sendo empregado cada vez mais em sistemas de fertirrigação.

0
340
Crédito Compo

Alexsander Campagnolo
Coordenador de vendas regional sul Brasil e vendedor técnico Compo Expert

Quando falamos em produção de frutas no Brasil, muitos são os desafios que estão atrelados, desde a implantação do pomar até a sua efetiva produção. Nos últimos anos, nós presenciamos condições climáticas adversas, como elevadas temperaturas e temperaturas baixas, com ocorrência de geadas e déficit hídrico que contribuem para a redução do potencial produtivo, podendo chegar até a perda de 100% da safra nas áreas de fruticultura.
Há alternativas para que esses danos sejam mitigados nas culturas, principalmente relacionados ao frio, que são comuns na região sul do País e ocorrem nesta época do ano. Dentre as alternativas disponíveis no mercado, o uso de aminoácidos aliados à aplicação de substâncias húmicas ganha um papel de grande importância neste cenário.

Ação e reação

Os aminoácidos são ingredientes fundamentais no processo de síntese proteica – cerca de 20 aminoácidos estão envolvidos neste processo. Estes se diferem uns dos outros em suas cadeias laterais, ou grupos radicais, que variam em estrutura, tamanho, carga elétrica e função, e que influenciam a solubilidade dos mesmos em água.
Muitos outros aminoácidos são sintetizados pelas plantas, porém, são menos comuns e sem função na síntese proteica (Nelson; Cox, 2005). Por este motivo, é primordial conhecer quais aminoácidos são aportados para o melhor posicionamento e efetividade destes.
Quando fornecidos de forma exógena, promovem aumento na taxa metabólica da planta, estimulando a fotossíntese e fazendo com que haja maior translocação de nutrientes entre os tecidos das plantas, com maior concentração de soluto nas células e assim, diminuição do ponto de congelamento.

Em conjunto

O uso concomitante com extrato de algas à base de Ascophyllum nodosum e nutrientes como potássio, magnésio e boro pode potencializar estes efeitos positivos na mitigação dos danos ocasionados por baixas temperaturas.
No geral, as aplicações nestas situações acontecem no momento de florescimento de algumas culturas, como o caso do pêssego, ameixa e maçã, o que previne a queda de flores e perda (queda) de frutos em estágios iniciais de desenvolvimento.
Além de auxiliar na redução de estresses fisiológicos, os aminoácidos têm papel fundamental no estímulo da planta, na qualidade e padrão de frutos e shelf life destes. Ao realizar a aplicação na fase de desenvolvimento de frutos, aumentam o metabolismo da planta, fazendo com que a mesma tenha maior translocação de fotoassimilados, auxiliando na redução de deficiências nutricionais, que muitas vezes não são detectadas, e por isso, comumente chamadas de “fome oculta”.
Assim, esta aplicação contribui para o aumento dos níveis de produtividades dos pomares e proporciona frutos de maior calibre, provenientes do melhor aproveitamento de nutrientes do sistema solo/planta.

Ácidos fúlvicos e húmicos

As substâncias húmicas, em especial o aporte de ácidos fúlvicos e húmicos, vem sendo empregado cada vez mais em sistemas de fertirrigação a fim de promover melhor a dinâmica dos elementos minerais nas regiões de absorção radicular, pelo benefício do aumento da Capacidade de Troca de Cátions (CTC) do solo.
A técnica libera elementos nocivos ao bom desenvolvimento radicular para a solução do solo, como o cloro e o sódio, e assim os mesmos podem ser lixiviados. Desta forma, temos maior eficiência dos nutrientes aplicados ao solo.
Além destes benefícios, a aplicação via fertirrigação de ácidos fúlvicos e húmicos favorece o melhor desenvolvimento do sistema radicular, com melhor volume de solo explorado, e auxilia na atividade microbiana no solo.
Os aminoácidos e as substâncias húmicas, aplicados durante a maturação dos frutos, funcionam como veículo para os carboidratos, além de facilitar o acúmulo de nutrientes nas raízes da planta. Portanto, a maturação dos frutos se intensifica, assim como a sua coloração e o seu teor de açúcar (grau brix).
Ao realizar o manejo destes associado ao aporte do macronutriente potássio, há benefícios diretos relacionados ao preenchimento dos frutos e calibre.

Soluções completas

Portanto, a Compo Expert oferece em seu portfólio o Basfoliar® Black Evolution SL, organomineral que alia o aporte de substâncias húmicas com aminoácidos essenciais à planta. Fertilizante versátil, de fácil manejo e extremamente eficiente em campo, permite ao fruticultor a utilização deste produto em diferentes fases do desenvolvimento das culturas, inclusive em aplicações com a finalidade de auxiliar a planta na recuperação de estresse, como frio e temperaturas elevadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!