24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiMicroaspersão - Soluções para a crise hídrica

Microaspersão – Soluções para a crise hídrica

Crédito Nortène
Crédito Nortène

As mangueiras Santeno são planas, feitas com polietileno linear perfuradas a raio laser (maior precisão) para garantir a uniformidade dos emissores e a eficiência na irrigação. Entre as vantagens, Matheus Nitta, consultor técnico e engenheiro agrônomo da Nortene destaca a maior eficiência de irrigação – em torno de 90% – e a uniformidade na irrigação.

A distribuição da água é feita com jatos bem finos que não causam erosão, contribuindo para melhorar a germinação e manter a integridade dos canteiros.

Matheus Nitta afirma que o custo de implantação e manutenção dessas mangueiras é baixo comparado aos demais sistemas de irrigação. “A mangueira Santeno é prática e simples para a instalação, sem a necessidade de realizar furos ou adição de peças de irrigação“, esclarece.

Todas as hortaliças folhosas podem utilizar essa mangueira, desde alface, repolho, cebolinha, cenoura, beterraba, fruticultura, até café, fumo e seringueira.

No que diz respeito ao consumo de energia, por funcionarem com pressão de trabalho muito baixa (pressão de serviço de 0,2 a 0,8 kgf/cm²), a mangueira Santeno leva muita vantagem quando comparada a outros métodos de irrigação, pois não necessita de bombas de alta potência e reduz gastos com energia elétrica para o funcionamento do sistema de irrigação.

“Com a crise hídrica a microaspersão seria uma alternativa ideal para a redução de desperdícios de irrigação e aumento de eficiência na irrigação“, conclui Matheus Nitta.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Qualidade que se degusta

A Itaueira, empresa familiar com sede em Fortaleza (CE), é a produtora do famoso melão REI, o legítimo melão da redinha, conhecido tanto no...

Congresso Brasileiro de Arroz tem início nesta terça

Evento que irá debater tecnologias para otimização da orizicultura no país espera receber mais de 600 participantes no centro histórico de Pelotas/RS Além de discutir...

Substratos – O começo do sucesso da silvicultura

Claudio Roberto Ribeiro Consultor da RR Agroflorestal O potencial produtivo dos viveiros florestais de eucalipto brasileiros está estimado em mais de 1,3 bilhão de mudas ao...

Café: Preços estão vinculados à economia

A FMC, empresa líder em ciências agrícolas, recebeu recentemente o registro do Fluindapir Técnico, uma nova molécula fungicida do grupo das Carboxamidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!