21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiVII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada debate formas de cultivos sustentáveis

VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada debate formas de cultivos sustentáveis

 

A produção de frutas de qualidade traz recordes frequentes de exportação com milhões de dólares movimentados a cada ano

 

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

A evolução se mostra claramente nos números da economia brasileira. O Brasil, que perto de alguns países vizinhos não tem tanta tradição na exportação, está se tornando competitivo no cenário mundial. Sinal de que o produtor está preocupado em se tecnificar para produzir qualidade e produtividade, gerando assim, rentabilidade.

Diante disso, o VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada em Região Sub-Tropical que acontecerá em Avaré (SP), no período de 21 a 23 de setembro, tem como objetivo de promover a produção de frutas com alta tecnologia, qualidade, produtividade, vida de prateleira prolongada, diversidade, certificação e sustentabilidade.

Serão dois dias de palestras e um dia de campo para mostrar os pomares da região. Na ocasião, serão debatidas novas técnicas de cultivo consciente da fruticultura,com novas tecnologias para preservar o meio ambiente. O principal objetivo é mostrar ao produtor técnicas aplicáveis a campo e que tragam retorno satisfatório e diferenciado.

Os maiores nomes da fruticultura nacional e internacional abordarão temas relevantes à realidade do país.

O evento

 Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

O Simpósio é uma parceria vitoriosa de várias edições entre a Holantec (empresa de consultoria em fruticultura) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Uma iniciativa do Dr. Gilmar Marodin, que em 2000 apresentou a 1º edição em Porto Alegre. Desde de 2005 o evento vem sendo realizado no estado de São Paulo na região de Paranapanema e Avaré, juntamente com a equipe da Holantec, Timo van de Laar e Lourenço Nyssen.

O Simpósio conta com a presença de vários segmentos da cadeia frutícola, como atacadistas e compradores de frutas, empresas fabricantes de insumos, produtores de mudas, representantes de maquinário agrícola, pesquisadores, consultores técnicos, instituições acadêmicas eestudantes. Ao final do primeiro um coquetel será preparado para o estreitamento de relações e negócios entre as partes.

No evento que objetiva fornecer ao produtor o que há de mais novo em termos de tecnologia no campo da fruticultura será apresentada este ano uma nova cultivar de nectarineira da EMBRAPA obtida em parceria com a Epagri.

A realização do evento conta com a participação de diversos parceiros que apóiam a fruticultura e espera de 200 a 250 produtores de todo o Brasil. Sem os parceiros não seria possível concretizar esse congraçamento do agronegócio brasileiro. Espera-se que este ano seja novamente um sucesso.

Essa matéria você encontra na edição de setembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

93% das fazendas que adotam processos de gestão

Estima-se que 50% das propriedades rurais que investem em gestão dobram a sua capacidade de caixa em quatro anos e 93% obtêm índices positivos logo na primeira safra.

Hortaliças minimamente processadas

AutoresVeridiana Zocoler de Mendonça Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia/Energia na Agricultura veridianazm@yahoo.com.br Jackson Mirellys Azevêdo Souza Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura e pós-doutorando...

Aminoácidos podem recuperar o cultivo de alface?

Autor Jean de Oliveira Souza Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Produção Vegetal jsoliveira1@hotmail.com Na produção de mudas e no cultivo intensivo da alface...

O futuro da agricultura

Nos últimos anos, a exigência, por parte de toda a sociedade, por uma produção agrícola ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!