29.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosGAPE realiza VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-açúcar

GAPE realiza VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-açúcar

Simpósio nacional de cana - Crédito Shutterstock
Simpósio nacional de cana – Crédito Shutterstock

“O que esperar do mercado de açúcar (etanol e energia) nos próximos anos?“ Este é o tema da palestra de abertura do VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, iniciativa do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), vinculado ao Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ (ESALQ/USP), programado para os dias 15 a 17 de julho de 2015, em Piracicaba (SP).

A apresentação, que será feita por Alexandre Enrico S. Figliolino (diretor da Itaú BBA), dá o tom do Simpósio, que sempre discute os mais importantes temas da cadeia sucroenergética no País. A programação é extensa e inclui painéis sobre Adubação, com ênfase às novas tecnologias para aumento da produtividade dos canaviais; Mecanização e Sistemas de Produção, com destaque para a conservação do solo; Novas Tecnologias, que aborda o controle de pragas da cultura; e um painel sobre Experiências do Setor, com apresentação de representantes das Usinas Iracema, Jalles Machado, São Martinho e Alta Mogiana, além dos grupos Guarani Tereos e GranBio.

“Preparamos uma programação consistente, que tratará em profundidades dos temas mais relevantes para o setor sucroenergético, com olhar para o futuro, discutindo tecnologias e mercado“, ressalta o professor Godofredo Cesar Vitti (ESALQ/USP), que coordena o evento juntamente com os professores Rafael Otto (ESALQ/USP) e Pedro Henrique de Cerqueira Luz (FZEA/USP).

As inscrições para o VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-açúcar já estão abertas no site: www.simposiodecana.com; e-mail: cdt@fealq.org.br; ou pelo telefone (19) 3417-6604, com Maria Eugênia.

 

Essa matéria você encontra na edição de junho da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

A forma certa de aplicar fósforo no feijoeiro

Nilton Gomes Jaime Engenheiro agrônomo, mestre e consultor-proprietário da Cerrado Consultoria Agronômica ngjconsultor@yahoo.com.br   O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaeseolusvulgaris L.), com produção média...

Manejo para a cultura da melancia do plantio a colheita

Roberto Dantas de Medeiros Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia e pesquisador da Embrapa Roraima Admar Bezerra Alves Engenheiro agrônomo, mestre em Agronegócio e pesquisador da...

Adubação biológica é alternativa para redução de custo

  Camila Leite Santos Técnica em Florestas e Agropecuária, e graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA) camila_leite96@hotmail.com A compactação vem trazendo diversos problemas...

Tecnologia digital – O futuro chega ao campo

Estamos vivendo uma nova revolução de valores e de requisitos para a sustentabilidade. O Agro 4.0 já é realidade nos ecossistemas de inovação e em parte do agronegócio, com franca expansão no Brasil. Neste cenário, a tecnologia digital é essencial, tanto para o monitoramento no campo como no aproveitamento das informações (Big Data) para a tomada de decisões com suporte em ampla base de conhecimento (data analysis), no funcionamento de equipamentos e implementos inteligentes (IoT + IA) e no tratamento de imagens coletadas e transmitidas em tempo real (5G).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!