27.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesUso do adjuvante correto aumenta a qualidade da pulverização e contribui para...

Uso do adjuvante correto aumenta a qualidade da pulverização e contribui para uma agricultura mais sustentável

Divulgação

O uso eficaz de fertilizantes, defensivos agrícolas e promotores de crescimento aplicados via foliar, é um dos fatores de maior impacto para o bom desenvolvimento dos cultivos ao longo de seus ciclos produtivos. Para realizar um bom controle fitossanitário e garantir maior qualidade nas pulverizações, é necessário minimizar os riscos de perdas envolvidas neste processo. Nesta busca por aumentar a performance das aplicações, hoje os produtores rurais têm à disposição um grande aliado, o adjuvante agrícola.

Para Flavio Matarazzo Junior, engenheiro agrônomo e diretor de desenvolvimento da De Sangosse, os adjuvantes agrícolas “são uma importante ferramenta que vem sendo cada vez mais adotada no Brasil, pois asseguram que os produtos sejam devidamente pulverizados e depositados adequadamente sobre os diferentes alvos, potencializando os modos de ação dos ingredientes ativos e ampliando significativamente a eficiência dos tratamentos fitossanitários e nutricionais”.

Multifuncionalidade eficaz e versátil

Para acelerar a performance das aplicações agrícolas, através da redução das perdas dentro e fora do tanque de pulverização, a De Sangosse Brasil desenvolveu o Fighter®. Considerado como uma das soluções mais completas e versáteis nesta categoria de produtos, o Fighter® possui uma formulação única com diferentes ativos que, de acordo com o executivo, “atuam sobre as propriedades físicas e químicas da calda de pulverização, possibilitando ganhos efetivos de eficiência em vários parâmetros relacionados à qualidade desta operação, como, por exemplo, a redução de espuma, uma maior compatibilização de misturas de tanque, o manejo do espectro de gotas e a redução de deriva”.

Com relação à deriva, as técnicas para sua redução são uma combinação de diferentes práticas que fazem parte de uma aplicação. Um exemplo é o uso de pontas de pulverização adequadas e a utilização de adjuvantes de calda que reduzam este tipo de perda, ao modificarem o tamanho de gotas e diminuírem a formação de gotas finas. Não considerar o manejo adequado desse parâmetro pode resultar na ineficiência do aproveitamento dos insumos, o que poderá provocar aumentos dos custos, perdas da produção e, consequentemente, prejuízos ao agricultor, além de contaminações de áreas próximas (cursos d’água, florestas, áreas povoadas, lavouras vizinhas, etc.).

O bom efeito redutor de deriva é uma das funcionalidades do Fighter® que, segundo o diretor, proporciona aplicações mais eficientes, auxiliando não somente na uniformidade do tamanho das gotas, mas também em melhores processos de molhamento, cobertura, deposição, retenção e absorção.

A otimização destes parâmetros potencializa a ação biológica dos ingredientes ativos utilizados na lavoura (sistêmicos e de contato), já que possibilita maior depósito dos produtos aplicados sobre os alvos desejados em diferentes estágios fenológicos, que representam mudanças na arquitetura das plantas e nos diferentes índices de área foliar a serem cobertos.

ARTIGOS RELACIONADOS

A sustentabilidade começa com a semente

O cultivo de plantas como tecnologia chave para a agricultura sustentável no futuro: em sua ...

Fertilizantes com algas promovem o efeito fisioativador

  Marcos Vinícius de Oliveira Gonçalves Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membros do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas...

Fundação MT leva É Hora de Cuidar para cidades de Mato Grosso e Rondônia

A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realiza de 09 a 13 de novembro mais uma edição do É...

A viabilidade da adubação foliar para as florestas

José Geraldo Mageste Doutor e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Produção Vegetal, ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!