20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAlto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Alto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Corn field

Bruno Tito Ramim Moura
brunormoura07@gmail.com
Lucas Euzébio Gonçalves Venancio
wardheston@outlook.com
Graduandos em Agronomia pelo Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO)
Aline Mendes de Sousa Gouveia
Engenheira agrônoma, doutora e professora em Agronomia – UNIFIO
aline.gouveia@unifio.edu.br

O Bacillus simplex é um microrganismo bioestimulante, uma bactéria promotora de crescimento em plantas que proporciona maior resistência ao estresse hídrico. Dessa forma, mesmo em situações de adversidades climáticas, como exemplo, períodos de veranico, a planta consegue se desenvolver significativamente devido ao Bacillus simplex estimular a produção de fitormônios vegetais, que permitem um bom desenvolvimento de pelos radiculares, promovendo aumento no volume de raiz e, consequentemente, melhor absorção de água e nutrientes pelas plantas. 

Benefícios para o milho e a soja

Os benefícios são inúmeros para o milho e a soja como: bom desenvolvimento radicular da cultura devido à produção de fitormônios, produzindo maior volume de raízes secundárias e pelos radiculares, promovendo melhor aproveitamento de água. A planta consegue absorver água em profundidades mais acentuadas, como por exemplo, abaixo da camada de 20 – 40 cm de profundidade.

Mas, claro, deve-se levar em consideração também um bom manejo das áreas de cultivo pelo produtor rural, com relação à fertilidade do solo, por exemplo, e diminuição dos teores de alumínio, elemento tóxico às plantas.

Outro benefício é no auxílio da fixação da planta às estruturas de solo, promovendo maior aeração e, também, aumento do teor de matéria orgânica no solo.

O Bacillus simplex oferece nutrientes importantes para o desenvolvimento e crescimento das plantas, como o nitrogênio, e promove maior solubilização de fósforo, promovendo um sistema radicular vigoroso e, no caso da soja, uma boa nodulação.

O resultado são plantas mais robustas, nutridas e mais tolerantes a doenças, consequentemente, ganhos em produtividade para as culturas agrícolas.

Vale a pena?

É notório que as plantas mais nutridas em razão da maior solubilização do fósforo indisponível se tornam mais preparadas para enfrentar situações de estresse. Com maior tolerância às doenças a partir da associação com o microrganismo Bacillus simplex, observa-se indução de resistência e produção de substâncias de defesa na planta.

No tratamento de sementes, apresenta elevada estabilidade. São até 300 dias, devido à sua formulação à base de estruturas de resistência do Bacillus simplex (endósporos), que garante a efetividade do produto. O Bacillus simplex promove a eficiência da nodulação e fixação biológica de nitrogênio em plantas.

Além de todos os benefícios já apresentados, que atuam nas culturas de milho, temos o aumento na eficiência da nodulação da soja, além do incremento da fixação biológica de nitrogênio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estratégias para reduzir perdas na cultura do milho

O controle de umidade é indispensável para minimizar as perdas pós-colheita do milho

Geadas no MS e PR reforçam safra menor

Num ano em que o clima tem penalizado a safra de milho, as geadas que recentemente ...

TMG integra Congresso Brasileiro de Soja em 2022

Empresa estará presente no evento para apresentação de novo portifólio de sementes

Fosfito é arma poderosa para o milho

Resultados de pesquisas comprovam que a aplicação foliar de fosfito em milho reduz a severidade das doenças mancha de cercóspora, mancha branca, helmintosporiose comum e ferrugens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!