16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAlto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Alto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Corn field

Bruno Tito Ramim Moura
brunormoura07@gmail.com
Lucas Euzébio Gonçalves Venancio
wardheston@outlook.com
Graduandos em Agronomia pelo Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO)
Aline Mendes de Sousa Gouveia
Engenheira agrônoma, doutora e professora em Agronomia – UNIFIO
aline.gouveia@unifio.edu.br

O Bacillus simplex é um microrganismo bioestimulante, uma bactéria promotora de crescimento em plantas que proporciona maior resistência ao estresse hídrico. Dessa forma, mesmo em situações de adversidades climáticas, como exemplo, períodos de veranico, a planta consegue se desenvolver significativamente devido ao Bacillus simplex estimular a produção de fitormônios vegetais, que permitem um bom desenvolvimento de pelos radiculares, promovendo aumento no volume de raiz e, consequentemente, melhor absorção de água e nutrientes pelas plantas. 

Benefícios para o milho e a soja

Os benefícios são inúmeros para o milho e a soja como: bom desenvolvimento radicular da cultura devido à produção de fitormônios, produzindo maior volume de raízes secundárias e pelos radiculares, promovendo melhor aproveitamento de água. A planta consegue absorver água em profundidades mais acentuadas, como por exemplo, abaixo da camada de 20 – 40 cm de profundidade.

Mas, claro, deve-se levar em consideração também um bom manejo das áreas de cultivo pelo produtor rural, com relação à fertilidade do solo, por exemplo, e diminuição dos teores de alumínio, elemento tóxico às plantas.

Outro benefício é no auxílio da fixação da planta às estruturas de solo, promovendo maior aeração e, também, aumento do teor de matéria orgânica no solo.

O Bacillus simplex oferece nutrientes importantes para o desenvolvimento e crescimento das plantas, como o nitrogênio, e promove maior solubilização de fósforo, promovendo um sistema radicular vigoroso e, no caso da soja, uma boa nodulação.

O resultado são plantas mais robustas, nutridas e mais tolerantes a doenças, consequentemente, ganhos em produtividade para as culturas agrícolas.

Vale a pena?

É notório que as plantas mais nutridas em razão da maior solubilização do fósforo indisponível se tornam mais preparadas para enfrentar situações de estresse. Com maior tolerância às doenças a partir da associação com o microrganismo Bacillus simplex, observa-se indução de resistência e produção de substâncias de defesa na planta.

No tratamento de sementes, apresenta elevada estabilidade. São até 300 dias, devido à sua formulação à base de estruturas de resistência do Bacillus simplex (endósporos), que garante a efetividade do produto. O Bacillus simplex promove a eficiência da nodulação e fixação biológica de nitrogênio em plantas.

Além de todos os benefícios já apresentados, que atuam nas culturas de milho, temos o aumento na eficiência da nodulação da soja, além do incremento da fixação biológica de nitrogênio.

ARTIGOS RELACIONADOS

AgroBrasília: Aprosoja Brasil debate o Programa Nacional de Bioinsumos

A Aprosoja Brasil promove nesta sexta-feira (10/7), das 8h às 10h, um painel com o tema: "Sojicultura Nacional e os Bioinsumos:

Incidência de cascudinho em lavouras de soja

Dentre as pragas que tiveram incidência considerável nas lavouras de Mato Grosso na safra 2021/22, o cascudinho-da-soja é uma delas e o não monitoramento pode causar prejuízos na produção do grão.

Opções de milho resistente às pragas

Opções de milho resistente às pragas fortalecem a segurança alimentar e a produtividade.

Para controlar alvos importantes na soja e milho, Corteva Agriscience lança herbicidas

Enquanto Gapper® é uma ferramenta eficaz para o controle de trapoeraba e outras plantas daninhas de folha larga em milho em pré-plantio, Elevore® traz facilidade ao produtor no manejo da buva em soja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!