20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAlto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Alto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Corn field

Bruno Tito Ramim Moura
brunormoura07@gmail.com
Lucas Euzébio Gonçalves Venancio
wardheston@outlook.com
Graduandos em Agronomia pelo Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO)
Aline Mendes de Sousa Gouveia
Engenheira agrônoma, doutora e professora em Agronomia – UNIFIO
aline.gouveia@unifio.edu.br

O Bacillus simplex é um microrganismo bioestimulante, uma bactéria promotora de crescimento em plantas que proporciona maior resistência ao estresse hídrico. Dessa forma, mesmo em situações de adversidades climáticas, como exemplo, períodos de veranico, a planta consegue se desenvolver significativamente devido ao Bacillus simplex estimular a produção de fitormônios vegetais, que permitem um bom desenvolvimento de pelos radiculares, promovendo aumento no volume de raiz e, consequentemente, melhor absorção de água e nutrientes pelas plantas. 

Benefícios para o milho e a soja

Os benefícios são inúmeros para o milho e a soja como: bom desenvolvimento radicular da cultura devido à produção de fitormônios, produzindo maior volume de raízes secundárias e pelos radiculares, promovendo melhor aproveitamento de água. A planta consegue absorver água em profundidades mais acentuadas, como por exemplo, abaixo da camada de 20 – 40 cm de profundidade.

Mas, claro, deve-se levar em consideração também um bom manejo das áreas de cultivo pelo produtor rural, com relação à fertilidade do solo, por exemplo, e diminuição dos teores de alumínio, elemento tóxico às plantas.

Outro benefício é no auxílio da fixação da planta às estruturas de solo, promovendo maior aeração e, também, aumento do teor de matéria orgânica no solo.

O Bacillus simplex oferece nutrientes importantes para o desenvolvimento e crescimento das plantas, como o nitrogênio, e promove maior solubilização de fósforo, promovendo um sistema radicular vigoroso e, no caso da soja, uma boa nodulação.

O resultado são plantas mais robustas, nutridas e mais tolerantes a doenças, consequentemente, ganhos em produtividade para as culturas agrícolas.

Vale a pena?

É notório que as plantas mais nutridas em razão da maior solubilização do fósforo indisponível se tornam mais preparadas para enfrentar situações de estresse. Com maior tolerância às doenças a partir da associação com o microrganismo Bacillus simplex, observa-se indução de resistência e produção de substâncias de defesa na planta.

No tratamento de sementes, apresenta elevada estabilidade. São até 300 dias, devido à sua formulação à base de estruturas de resistência do Bacillus simplex (endósporos), que garante a efetividade do produto. O Bacillus simplex promove a eficiência da nodulação e fixação biológica de nitrogênio em plantas.

Além de todos os benefícios já apresentados, que atuam nas culturas de milho, temos o aumento na eficiência da nodulação da soja, além do incremento da fixação biológica de nitrogênio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantio com monitoramento online fornecido pela Jacto Next

Por meio da conectividade 4G, plataforma EKOS de gestão de operações agrícolas ...

Planejamento para a próxima safra de soja: doenças e clima devem ser considerados

Especialista explica a importância do produtor se atentar a fatores que impactam fortemente na rentabilidade das lavouras da oleaginosa

Dicas sobre como identificar e prevenir problemas comuns na soja

O produtor deve apostar em cultivares resistentes a condições adversas de clima, cisto e ferrugem asiática

Confira o que mexe no preço do milho

Fatores internacionais e domésticos influem nas cotações do cereal neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!