Rudiane Larissa Dutra Ferreira
Engenheira agrônoma, técnica de pesquisa e desenvolvimento – Grupo Agro
rudianedutra@hotmail.com
Argemiro Lucas Lemos Tinoco
Engenheiro agrônomo
agemiro.98@hotmail.com
O silício (Si) é um nutriente com vários benefícios, dentre os quais: melhor desenvolvimento vegetativo, pois o mesmo auxilia na absorção de nutrientes. Tal fato se deve à capacidade de neutralização do hidrogênio, consequentemente, atuando na acidez do solo.
Outro benefício está relacionado a esse nutriente se acumular nas paredes das células, constituindo-se barreira mecânica, de forma a dificultar ou impedir a penetração de fitopatógenos.
Também provoca redução na transpiração, devido à formação de uma dupla camada de sílica, o que causa redução da transpiração por diminuir a abertura dos estômatos.
O Si promove também resistência das plantas a condições de estresse salino, pois ajuda a garantir a integridade e a estabilidade da membrana celular, pela capacidade de estimular o sistema antioxidante.
Ação sobre doenças e pragas no maracujá
Pelas folhas, o silício é absorvido por meio do transportador Lsi6, que se localiza no lado adaxial das células do parênquima do xilema na bainha da folha. O aumento da resistência das plantas ao ataque de patógenos se deve ao acúmulo desse nutriente na parede celular das folhas e colmos, formando uma grossa camada que dificulta pragas de mastigarem ou sugarem, e doenças de se instalarem.
Observa-se, ainda, redução da toxidez do alumínio e estresse salino, planta com melhor resistência a fatores bióticos e abióticos, aumento de fotossíntese feita pela planta, e rigidez ou ereção das folhas, o que diminui o autossombreamento, dificultando a proliferação de fungos.
Manejo
É possível fazer a correção do solo com uma fonte à base de silicato de cálcio, fornecendo silício ao solo e também aplicação foliar, principalmente na emissão de novos brotos visando a proteção da planta. De preferência, o produtor deve escolher uma fonte de qualidade para melhorar a absorção.
Resultados
Os últimos trabalhos vêm apresentando significativos resultados, principalmente no desenvolvimento de mudas, normalmente utilizando silicato de cálcio junto ao substrato. Outro fator muito observado é que o silício está funcionando como atenuador do estresse salino, deixando as mudas com melhor desenvolvimento vegetativo, principalmente inicial.
Erros graves
Um dos maiores erros do produtor é em relação à aplicação foliar do silício pois, devido à sua carga, ele tende a ficar preso, além de ser compatível com outros nutrientes. Assim, diminui sua disponibilidade para a planta. A dose de aplicação vem sendo cada dia mais estudada, lembrando que o excesso é sempre pior que a falta.
Assim, é importante respeitar sempre a dose de aplicação e evitar misturas. Para isso, verificar a recomendação com o fabricante, e atentar-se a solos tropicais e subtropicais, com cultivos seguidos, que podem apresentar baixo nível de silício devido ao intemperismo constante e lixiviação.
Custo-benefício da aplicação
A aplicação de silício tem um alto custo-benefício, pois com a dificuldade atual de controle de pragas e doenças, muitos métodos alternativos estão ganhando espaço e apresentando ótimos resultados, além de melhor desenvolvimento e produtividade da cultura.