22.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHidroponia permite aumento de 50% na produtividade

Hidroponia permite aumento de 50% na produtividade

Crédito: Hidroponia Itapecerica

Taciana Maria Guimaro
Engenheira agrônoma, proprietária e consultora da Taciana Guimaro Consultoria & Representação e da TMG Agrocultivo
contato@tacianaguimaro.com.br

A automação dos sistemas de hidroponia pode ser citada como uma das principais inovações, ou seja, por meio de sensores de concentração de fertilizantes e de volume de água tem se conseguido atender mais tecnicamente a demanda das plantas, refletindo em economia e produtividade ao produtor.

Com este tipo de equipamentos o produtor consegue uma maior precisão nos ajustes de água e fertilizantes e uma maior autonomia na sua produção, podendo assim se dedicar a outras questões de gestão da sua unidade de produção.

Produtividade e precocidade

A maior produtividade na hidroponia está diretamente relacionada à precocidade de colheita, ou seja, enquanto no cultivo convencional a planta demora mais tempo para ter sua formação completa entre o plantio e a colheita, na hidroponia o ciclo de desenvolvimento da planta é finalizado em menor tempo.

E, por que isso acontece? As plantas cultivadas em hidroponia conseguem ter um maior e melhor acesso e aproveitamento dos nutrientes presentes na solução hidropônica, e assim conseguem se desenvolver sem fatores de estresse, que fazem muitas vezes aumentar o tempo de produção em um mesmo tamanho de área. Com isso os produtores, conseguem ter um maior número de colheitas/ano.

Na verdade, temos uma produtividade de planta por área de até 50% superior, quando comparado com o cultivo convencional, pois como foi explicado, as plantas são colhidas em um menor espaço de tempo dentro em uma área de cultivo.

As principais culturas produzidas e beneficiadas por este sistema de cultivo são: alface de todos os tipos, rúculas, maçarias como cebolinha, salsa, coentro e temperos como manjericão e hortelã.

Investimento

O produtor que deseja iniciar neste cultivo deve verificar que volume de produto precisa ter para atender seus clientes e, a partir desta informação, calcular o investimento em: estufa, telas de sombreamento, canais de cultivo, tamanho de caixas de solução, etc.

Precisa, também, ter preocupação com o fornecimento de energia elétrica, pois é um tipo de cultivo que as plantas não resistem por muito tempo à falta de fornecimento de água. Com isso, deve-se pensar se é viável investir em gerador ou em sistema de energia solar, por exemplo.

Por serem plantas com desenvolvimento rápido (dependendo do tamanho), a hidroponia pode ter retorno financeiro já em um, um ano e meio ou até dois anos após o investimento inicial.

Por se tratar de um sistema fechado de cultivo, o produtor precisará estar atento e manter as soluções o mais higienizado possível (sem contaminantes), equilibradas nutricionalmente, com teor de oxigênio e temperatura adequadas para um bom desenvolvimento radicular, ou seja, é um tipo de sistema que requer alto nível de acompanhamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo nutricional da alface – O que é preciso saber

O manejo nutricional da cultura da alface depende bastante do sistema de plantio utilizado, ou seja, se a hortaliça será produzida de forma orgânica, convencional, hidropônica ou em sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH).

Ácidos húmicos promovem crescimento da alface

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Cultivo em estufas: cultivares de tomates mais indicadas

O tomate é o queridinho das hortaliças na mesa dos brasileiro. Mas e quando cultivado em estufas?

Gioplanta oferece soluções práticas para cultivo hidropônico

  Diante do calor que se aproxima e da baixa umidade do ar comuns nessa época do ano, a Gioplanta relembra os produtores sobre seu...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!