25.6 C
Uberlândia
terça-feira, julho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHidroponia permite aumento de 50% na produtividade

Hidroponia permite aumento de 50% na produtividade

Crédito: Hidroponia Itapecerica

Taciana Maria Guimaro
Engenheira agrônoma, proprietária e consultora da Taciana Guimaro Consultoria & Representação e da TMG Agrocultivo
contato@tacianaguimaro.com.br

A automação dos sistemas de hidroponia pode ser citada como uma das principais inovações, ou seja, por meio de sensores de concentração de fertilizantes e de volume de água tem se conseguido atender mais tecnicamente a demanda das plantas, refletindo em economia e produtividade ao produtor.

Com este tipo de equipamentos o produtor consegue uma maior precisão nos ajustes de água e fertilizantes e uma maior autonomia na sua produção, podendo assim se dedicar a outras questões de gestão da sua unidade de produção.

Produtividade e precocidade

A maior produtividade na hidroponia está diretamente relacionada à precocidade de colheita, ou seja, enquanto no cultivo convencional a planta demora mais tempo para ter sua formação completa entre o plantio e a colheita, na hidroponia o ciclo de desenvolvimento da planta é finalizado em menor tempo.

E, por que isso acontece? As plantas cultivadas em hidroponia conseguem ter um maior e melhor acesso e aproveitamento dos nutrientes presentes na solução hidropônica, e assim conseguem se desenvolver sem fatores de estresse, que fazem muitas vezes aumentar o tempo de produção em um mesmo tamanho de área. Com isso os produtores, conseguem ter um maior número de colheitas/ano.

Na verdade, temos uma produtividade de planta por área de até 50% superior, quando comparado com o cultivo convencional, pois como foi explicado, as plantas são colhidas em um menor espaço de tempo dentro em uma área de cultivo.

As principais culturas produzidas e beneficiadas por este sistema de cultivo são: alface de todos os tipos, rúculas, maçarias como cebolinha, salsa, coentro e temperos como manjericão e hortelã.

Investimento

O produtor que deseja iniciar neste cultivo deve verificar que volume de produto precisa ter para atender seus clientes e, a partir desta informação, calcular o investimento em: estufa, telas de sombreamento, canais de cultivo, tamanho de caixas de solução, etc.

Precisa, também, ter preocupação com o fornecimento de energia elétrica, pois é um tipo de cultivo que as plantas não resistem por muito tempo à falta de fornecimento de água. Com isso, deve-se pensar se é viável investir em gerador ou em sistema de energia solar, por exemplo.

Por serem plantas com desenvolvimento rápido (dependendo do tamanho), a hidroponia pode ter retorno financeiro já em um, um ano e meio ou até dois anos após o investimento inicial.

Por se tratar de um sistema fechado de cultivo, o produtor precisará estar atento e manter as soluções o mais higienizado possível (sem contaminantes), equilibradas nutricionalmente, com teor de oxigênio e temperatura adequadas para um bom desenvolvimento radicular, ou seja, é um tipo de sistema que requer alto nível de acompanhamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo em canaletas com fibras de coco reduz fungos na hidroponia

As canaletas surgem como uma opção de produção em sistema semi-hidropônico, e suas vantagens se agregam às do substrato de fibra de coco. Com...

Tropical Estufas: 25 anos de mercado

A Tropical Estufas completa 25 anos de história e inovação em cultivo protegido.

Produção de morango em hidroponia vertical

Jorge Barcelos Pesquisador da UFSC e supervisor do LabHidro j.barcelos@ufsc.br A cultura do morango é, talvez, a planta frutí­fera que mais se adaptou ao cultivo fora do...

Produção de tomate hidropônico em vaso

  João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo - ICIAG-UFU joaoragr@hotmail.com Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Produção Vegetal ernanelemes@yahoo.com.br Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiro agrônomo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!