Dário Pauletto
Engenheiro agrônomo, M.Sc. e Diretor Técnico da Pauletto Agronegócios
dario@paulettoagro.com
O boro é um elemento fundamental para melhorar a produtividade e a qualidade na produção de frutas, hortaliças, cereais e flores. Mesmo sendo um microelemento essencial para o desenvolvimento das plantas, sabemos que existe um limite muito estreito entre a concentração eficiente e o excesso tóxico.
O uso desse elemento na nutrição vegetal deve ser tratado com muita cautela e sempre monitorado com diagnósticos de análises químicas de solo e foliares.
Absorção pelas plantas
O boro pode ser absorvido pelas plantas na forma de ácido bórico não dissociado (H₃BO₃) ou borato. Admite-se que é transportado somente no xilema, sendo imóvel no floema.
Quando analisamos o comportamento em solo, observamos que, por possuir alta mobilidade, o boro é absorvido pelo fluxo de massa e pelo contato radicular. Desta forma, sua absorção é pouco eficiente em solos arenosos quando são utilizadas fontes solúveis em água.
Quando houver necessidade de complementar a nutrição de boro via foliar, sabendo que esse elemento é imóvel no floema, o nutriente aplicado poderá corrigir a deficiência somente nas folhas que o receberam, sendo necessárias novas aplicações com o crescimento de novas folhas.
Principais funções do boro
Entre as funções do boro, observa-se sua importância na regulação do crescimento meristemático; no metabolismo de carboidratos; no controle da concentração de fitohormônios; na absorção de cálcio; melhora o pegamento da florada por facilitar a germinação do grão de pólen; e aumenta a granação em cereais.
Além disso, é vital para o metabolismo e translocação de açúcares, evitando a concentração de aminoácidos livres que favorecem ataques de pragas.
Sintomas de carências
Aparecem principalmente nos órgãos mais novos e nas regiões de crescimento da planta. Isso ocorre pelo fato de a planta necessitar de um suprimento contínuo para crescer. A correção de deficiência deve ser feita preferencialmente via radicular.
Todavia, em plantas perenes a correção mais rápida é via foliar. No caso de solução nutritiva para hidroponia ou cultivo em substrato, o boro deve estar presente no equilíbrio nutricional.
Vale ressaltar que a velocidade com que a planta absorve o boro da solução nutritiva vai depender das condições climáticas e da taxa de transpiração das plantas.
Assim, podemos ter uma prática simples e eficiente no fornecimento de boro na solução nutritiva: períodos mais quentes onde a planta tem maior evapotranspiração e consome mais água, reduzimos a concentração do boro na solução.
Conheça o octaborato de sódio
O octaborato de sódio é um pó altamente solúvel de poli borato neutro, podendo ser empregado diretamente no solo, via fertirrigação ou via foliar. Satisfaz a correção de deficiência de boro nas principais culturas, como: uva, morango, milho, maçã, banana, tomate, café, citros, etc.
Sua aplicação traz excelente resultado na fecundação, uma fase fenológica determinante nas culturas.
Citamos aqui algumas recomendações para aplicação:
– Na uva, a aplicação deve ocorrer na fase de pré-florada e abertura floral;
– No morango, a aplicação recomendada é quinzenal, prevenindo a má formação dos frutos;
– Em cereais, a aplicação é realizada em pré-florescimento, aumentando a fecundação.
O Octaborato de Sódio é um fertilizante mineral, que faz parte da linha de sais da Pauletto Fertilizantes, muito eficiente em aplicação foliar, sendo de baixa concentração de uso. É recomendada a proporção de 100 gramas a cada 100 litros de calda.
Conheça o Boro Fort
O Boro Fort é um produto líquido com 10% de concentração de boro na forma de borato de monoetanolamina, sendo indicado para aplicação foliar em diversas culturas, podendo também ser utilizado em solução nutritiva e hidroponia.
Pode ser aplicado em todas culturas em pré-florescimento e, principalmente, na correção de deficiências. O Boro Fort é uma formulação exclusiva da Pauletto Fertilizantes, com rápida absorção pela planta.