25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosBoro: importância para o desenvolvimento nutricional das plantas

Boro: importância para o desenvolvimento nutricional das plantas

Foto: Dário Pauletto

Dário Pauletto
Engenheiro agrônomo, M.Sc. e Diretor Técnico da Pauletto Agronegócios
dario@paulettoagro.com

O boro é um elemento fundamental para melhorar a produtividade e a qualidade na produção de frutas, hortaliças, cereais e flores. Mesmo sendo um microelemento essencial para o desenvolvimento das plantas, sabemos que existe um limite muito estreito entre a concentração eficiente e o excesso tóxico.

O uso desse elemento na nutrição vegetal deve ser tratado com muita cautela e sempre monitorado com diagnósticos de análises químicas de solo e foliares.

Absorção pelas plantas

O boro pode ser absorvido pelas plantas na forma de ácido bórico não dissociado (H₃BO₃) ou borato. Admite-se que é transportado somente no xilema, sendo imóvel no floema.

Quando analisamos o comportamento em solo, observamos que, por possuir alta mobilidade, o boro é absorvido pelo fluxo de massa e pelo contato radicular. Desta forma, sua absorção é pouco eficiente em solos arenosos quando são utilizadas fontes solúveis em água.

Quando houver necessidade de complementar a nutrição de boro via foliar, sabendo que esse elemento é imóvel no floema, o nutriente aplicado poderá corrigir a deficiência somente nas folhas que o receberam, sendo necessárias novas aplicações com o crescimento de novas folhas.

Principais funções do boro

Entre as funções do boro, observa-se sua importância na regulação do crescimento meristemático; no metabolismo de carboidratos; no controle da concentração de fitohormônios; na absorção de cálcio; melhora o pegamento da florada por facilitar a germinação do grão de pólen; e aumenta a granação em cereais.

Além disso, é vital para o metabolismo e translocação de açúcares, evitando a concentração de aminoácidos livres que favorecem ataques de pragas.

Foto: Dário Pauletto

Sintomas de carências

Aparecem principalmente nos órgãos mais novos e nas regiões de crescimento da planta. Isso ocorre pelo fato de a planta necessitar de um suprimento contínuo para crescer. A correção de deficiência deve ser feita preferencialmente via radicular.

Todavia, em plantas perenes a correção mais rápida é via foliar. No caso de solução nutritiva para hidroponia ou cultivo em substrato, o boro deve estar presente no equilíbrio nutricional.

Vale ressaltar que a velocidade com que a planta absorve o boro da solução nutritiva vai depender das condições climáticas e da taxa de transpiração das plantas.

Assim, podemos ter uma prática simples e eficiente no fornecimento de boro na solução nutritiva: períodos mais quentes onde a planta tem maior evapotranspiração e consome mais água, reduzimos a concentração do boro na solução.

Conheça o octaborato de sódio

O octaborato de sódio é um pó altamente solúvel de poli borato neutro, podendo ser empregado diretamente no solo, via fertirrigação ou via foliar. Satisfaz a correção de deficiência de boro nas principais culturas, como: uva, morango, milho, maçã, banana, tomate, café, citros, etc.

Sua aplicação traz excelente resultado na fecundação, uma fase fenológica determinante nas culturas.

Citamos aqui algumas recomendações para aplicação:

– Na uva, a aplicação deve ocorrer na fase de pré-florada e abertura floral;

– No morango, a aplicação recomendada é quinzenal, prevenindo a má formação dos frutos;

– Em cereais, a aplicação é realizada em pré-florescimento, aumentando a fecundação.

O Octaborato de Sódio é um fertilizante mineral, que faz parte da linha de sais da Pauletto Fertilizantes, muito eficiente em aplicação foliar, sendo de baixa concentração de uso. É recomendada a proporção de 100 gramas a cada 100 litros de calda.

Conheça o Boro Fort

O Boro Fort é um produto líquido com 10% de concentração de boro na forma de borato de monoetanolamina, sendo indicado para aplicação foliar em diversas culturas, podendo também ser utilizado em solução nutritiva e hidroponia.

Pode ser aplicado em todas culturas em pré-florescimento e, principalmente, na correção de deficiências. O Boro Fort é uma formulação exclusiva da Pauletto Fertilizantes, com rápida absorção pela planta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle acertado das bactérias em brócolis

Adriana Souza Nascimento Engenheira agrônoma, mestre em Fitopatologia e pesquisadora da EMATER/DF adriana.nascimento@emater.df.gov.br   As doenças bacterianas estão entre os principais problemas fitossanitários das brássicas ou crucíferas (plantas...

Organominerais: Como eles se comportam no solo?

Autores Fernando Simoni Bacileri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Doutora em...

Cultivo de pimentas – Um ‘tempero’ a mais na renda agrícola

O cultivo da pimenta tem sido o tempero principal para a economia da Agroindústria Sabor da Colônia, localizada nazona rural de Turuçu (RS). A...

Cultivo de guaraná é exclusividade do Brasil

O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo, exceto diminutas áreas na Amazônia venezuelana e peruana. Possui uma área plantada de 10.719 hectares e para cada R$ 1,00 investido, tem-se o retorno líquido de R$ 1,02.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!