Após anos de coleta de dados, a SUPERBAC, detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, passa a disponibilizar ao agricultor uma plataforma de serviços em análises biológicas de solo composta por microbiomas e BioAS. Os microbiomas são analisados através do novo Databac, uma ferramenta que permite acesso a um banco de informações considerado como um mapa de microbiomas do solo brasileiro. Ele gera soluções que permitem ajustes no manejo que são capazes de alavancar a produção agrícola nas principais regiões do país, impulsionando os negócios de pequenos a grandes agricultores
O Databac usa como referência o Smartdata, um banco de dados próprio e calibrado com as necessidades e as condições do solo brasileiro, que permitirá que a Superbac inclua em seu pipeline de inovação a criação de soluções sob medida (tailor made) para cada cultura e região agrícola, e, até mesmo, para cada área dentro de uma mesma propriedade rural.
O banco de dados Smartdata reúne amostras de mais de 200 cidades brasileiras – dos 12 principais estados produtores em culturas como soja, milho, cana, café e trigo. A solução permite o mais perfeito ajuste às condições específicas do solo brasileiro, oferecendo uma análise completa de fungos, bactérias e enzimas. Traça também um comparativo com a produção nacional, com leituras mais próximas da sua realidade, facilitando a avaliação da qualidade do solo e comparando-o com mais de 1000 microbiomas.
Foram mapeadas mais de 100 mil sequências de DNA de bactérias em milhares de análises de microbiomas em solos do país, além de 6 mil análises de fertilidade e 1,4 mil de enzimas do solo em uma iniciativa inédita de um projeto biotecnológico brasileiro.
“Este é um levantamento muito amplo do perfil de solos do Brasil que integra microbiomas com fertilidade. Trata-se de uma iniciativa pioneira, iniciada há cinco anos e que continuará a ser ampliada para mais regiões do país”, explica Leonardo Alves, doutor em Genética e Biologia Molecular, um dos responsáveis pelas pesquisas do Smartdata. “Ao receber os dados o produtor poderá integrá-los na sua estratégia de condução da lavoura, com a segurança de informações científicas e extremamente confiáveis”, ressalta Alves.
A plataforma da Superbac também disponibiliza as bioanálises de solo – o BioAS. Desenvolvido pela Embrapa – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, este programa tem o objetivo de medir enzimas e fertilidade que juntas geram índices de qualidade do solo. Há mais de duas décadas desenvolvendo soluções biotecnológicas de alta performance, a Superbac é uma das 10 instituições do Brasil qualificadas oficialmente para oferecer este serviço que é coordenado e promovido pela respeitada instituição pública de pesquisas.
Mais informações sobre o Databac em: https://www.superbac.com.br/databac/