O agronegócio é um dos setores de maior destaque da economia brasileira. Em 2022, bateu recorde de exportação, com US$ 159 bi, representando quase metade do total exportado pelo Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Em 2023, um número positivo deve voltar a ser registrado também em relação ao PIB, após queda no ano passado – a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) projeta alta de 2,5%, já a Fundação Getúlio Vargas é ainda mais otimista e calcula avanço de 8%.
Essa realidade é resultado, entre outros fatores, do entendimento de que o sucesso da produção não se restringe apenas ao espaço das lavouras e dos pastos, mas começa pela administração, por meio de um bom gerenciamento do negócio.
É o que destaca o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, que atende empresas de vários segmentos da área, em todo o Brasil. “O crescimento dos negócios do agro está diretamente ligado à gestão, como acontece em outros setores. Cada vez mais tecnológico, otimizado e também competitivo, o setor exige preparo e atualização de quem está à frente das empresas. Sem dúvida, o crescimento no campo passa por uma boa administração”, afirma o especialista.
Nesse sentido, a consultoria empresarial é um serviço que tem sido bastante procurado por gestores do setor na busca de construir modelos de negócios sólidos e duradouros. O profissional que presta esse serviço auxilia na tomada de decisões da empresa, com ideias inovadoras e sugestões para a construção de um planejamento qualificado que atenda melhor ao mercado e no entendimento das movimentações do segmento.
“O sucesso dentro do agro exige saber estruturar bem o negócio, acompanhar a modernização, aproveitar as oportunidades, criar boas estratégias e gerir as crises. Não se pode contar apenas com o clima e a economia favorável, é preciso saber sobreviver às intempéries, para manter um crescimento constante e seguro. Para isso é necessário preparo tanto por parte dos executivos, quanto dos demais profissionais”, destaca Roberto.
Nas últimas décadas o agronegócio passou por mudanças decisivas que o tornaram a potência que é hoje. O processo de modernização aplicado ao campo trouxe maior produtividade, previsibilidade e menos custos. Para o futuro, tudo indica que a tecnologia esteja cada vez mais presente na vida dos produtores e esses mais atentos à necessidade de evoluir para acompanhar as mudanças do mercado. Nesse cenário, a busca por ajuda qualificada também se torna cada vez mais necessária.
A empresa de soluções para genética animal Semex conseguiu observar grandes mudanças após investir em consultoria empresarial. “A Semex trabalha com o Roberto Vilela há mais de uma década e sempre tivemos como objetivo na parceria desenvolver a equipe e ações práticas que gerem resultados consistentes. Desenvolvemos vários projetos em conjunto e muito evoluímos para aprimorar o trabalho e crescimento da equipe. De forma muito assertiva e transparente, seguimos sempre focados no negócio e buscando novas oportunidades de desenvolvimento”, declarou Nelson Eduardo Ziehlsdorff, Diretor Presidente da empresa.
Também visando potencializar seus resultados, o comércio de insumos agropecuários Agroláctea, de Pinhalzinho (SC), buscou ajuda através da consultoria e hoje considera que a decisão foi bastante assertiva. “O Roberto tem sido muito importante no planejamento estratégico da empresa, contribuindo com a sua experiência, como também, com a sua visão macro de negócios, sempre com foco nas possibilidades, potenciais e oportunidades comerciais que o mercado nos apresenta”, destaca o diretor da empresa, Fábio Reckziegel.