24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da...

Fenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da comercialização

Créditos: Revista Campo & Negócios

O mercado de café segue bastante volátil, dificultando as tomadas de decisão por parte do produtor na hora de comercializar sua safra. Hoje, em Nova York, as cotações futuras do café arábica voltaram a tombar, com o primeiro contrato rompendo a linha dos US$ 1,70 por libra, caindo mais de 2% no dia. 

Em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-presidente da Cooperativa Nacional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Oswaldo Bachião Filho, falou sobre como o produtor vem lidando com toda essa volatilidade.

“O produtor ficou muito inseguro sobre o que fazer, pois perdeu a referência de sua produtividade nestes últimos anos, quando as safras foram bastante afetadas por adversidades climáticas, por seca e geadas. Mas agora acredito que, para a safra 2023, com o clima voltando ao normal, se não tivermos geadas, o produtor vai voltar a ter mais segurança na hora da comercialização. Essa dúvida dos produtores é compreensível, uma vez que ele enfrentou muitos problemas com a falta de chuvas e ainda com as geadas. Tudo isso os deixam bastante cautelosos no momento de negociar o café, ainda mais que havia pouca quantidade para ser vendida”, salientou o dirigente da Cooxupé. (Com Fábio Rübenich – Agência SAFRAS)

A Fenicafé  segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari.  O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fenicafé leva tecnologia e aproxima produtores do mercado

Foi aberta na manhã de hoje, em Araguari, Minas Gerais, a 26ª edição da Fenicafé.

Produtor não pode ser penalizado por reforma tributária e legislação trabalhista

Não pode haver prejuízo a um setor que cresceu tanto, não só porque assumimos um compromisso nesse sentido, mas também pelo fator que precisamos continuar competitivos lá fora, e taxar as exportações nos tirará competitividade.

Fenicafé – 20 anos de tradição

A mais tradicional feira de irrigação na cafeicultura acontecerá em três dias, e deve reunir um público de 18 mil pessoas A Fenicafé, tradicional evento...

Tecnologia, mercado e confiança dos produtores de café são destaques na abertura da Fenicafé

Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do país, mas o nosso desafio é ir além, oferecendo condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos neste segmento da produção de valor agregado, que rentabiliza o cafeicultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!