23.6 C
Uberlândia
sábado, janeiro 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosTecnologia, mercado e confiança dos produtores de café são destaques na abertura...

Tecnologia, mercado e confiança dos produtores de café são destaques na abertura da Fenicafé

Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do país, mas o nosso desafio é ir além, oferecendo condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos neste segmento da produção de valor agregado, que rentabiliza o cafeicultor.

A Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 28 de março, em Araguari (MG), pela presidência da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) diante da presença de autoridades políticas, expositores e produtores. A feira acontece de 28 a 31 de março e reúne mais de 90 expositores em mais de cem estandes.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari(ACA), Claudio Morales Garcia, afirmou que o objetivo da feira é possibilitar ao produtor de café o acesso à tecnologia e inovação  no setor da cafeicultura irrigada. “A feira traz temas relevantes para um mercado em ascensão e, além da parte comercial, o objetivo é ampliar o conhecimento dos nossos produtores”.

Abertura – O prefeito Municipal de Araguari, Renato Carvalho, destacou a importância do agronegócio para a região. “Nesse solo fértil, temos que reconhecer a evolução da cafeicultura nos últimos anos. Muito se deve à Fenicafé, que todos os anos apresenta tecnologias e inovações para o cultivo irrigado do produto. Os nossos produtores têm que ser valorizados e quem ganha é toda população”. O prefeito aproveitou para destacar e agradecer a presença dos senadores Carlos Viana e Cleitinho Azevedo.   

Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do país, mas o nosso desafio é ir além, oferecendo condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos neste segmento da produção de valor agregado, que rentabiliza o cafeicultor. “A Fenicafé cumpre esse papel na medida em que coloca os produtores em contato com as novas tecnologias de plantio, colheita, beneficiamento da safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo com o mercado”, afirma Cláudio Garcia. 

A vice-prefeita Maria Cecília Araújo lembrou da importância das mulheres para a cafeicultura. “Nós mulheres somos muito bem representadas aqui na Fenicafé. Mostramos que podemos sim, fazer o que queremos. Eventos como a Café Agro vem mostrar que elas estão muito além do seu tempo. Elas saíram de meras coadjuvantes para serem as protagonistas em suas propriedades rurais”. 

Presenças ilustres – Entre os presentes os senadores Cleitinho Azevedo e Carlos Viana, os deputados federais Zé Vitor, Lafayette Andrada, Ana Paula Leão; os deputados estaduais, Raul Belém, Dorgal Andrada, Maria Clara Marra e Leonídio Bolsas;  o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari, Cláudio Morales Garcia, o prefeito de Araguari, Renato Carvalho, a vice-prefeita, Maria Cecília Araújo, o presidente do Sindicato Rural de Araguari, Malk Mauad, o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio Assis,  o presidente da Câmara dos Vereadores de Araguari, Rodrigo Piracaiba, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, o prefeito de Indianópolis Lindomar Amaro Borges, o presidente da Coocacer, Mario Watanabe, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg/Senar, Eber Bernardes, o comandante do 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, Tenente Coronel Romualdo Crisanto Eufrázio, o delegado Luciano Alves do Santos, da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, o comandante 53º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Vanderian Alves Gomes. 

Café Agro – Dividido em duas etapas, a Café Agro começa com a Fenicafé, que tem início no dia 28 de março com realização de palestras, workshops e seminários relacionados à cafeicultura irrigada. Já a Expo Araguari se inicia no dia 30 com shows de Clayton e Romário(30/03), Israel e Rodolfo (31/03), Matogrosso e Mathias (01/04) e Lucas Lucco (02/04). 

A Fenicafé segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari. 

O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

Fenicafé 2023 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 28 a 31 de março de 2023

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe –  www.fenicafe.com.br. @fenicafe – www.youtube.com/fenicafeari

ARTIGOS RELACIONADOS

Cafeicultores precisam de planejamento financeiro

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), estima que o preço do café que chegará ...

Kimberlit Agrociências apresenta CA$H

O CA$H promove maior atividade fisiológica e auxilia na indução de resistência das culturas afetadas por pragas e doenças A KimberlitAgrociências fez o pré-lançamento de...

Um novo conceito de mecanização para a cafeicultura

Trabalhar o ano todo nas operações da cultura cafeeira (colheita, pulverização e poda) com espaçamentos tradicionais e adensados, oferecendo ao produtor maior competitividade é...

Umidade no outono/inverno aumenta ataque de phoma em cafezais

  José Braz Matiello jb.matiello@gmail.com.br Saulo R. de Almeida Iran B. Ferreira Engenheiros agrônomos da Fundação Procafé   Nos meses de maio-junho ocorreu um ataque anormal da doença causada por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!