22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoSafra de grãos 2022/23 é estimada em 310 milhões de toneladas

Safra de grãos 2022/23 é estimada em 310 milhões de toneladas

Levantamento aponta aumento de 14% em comparação com o ciclo anterior.

Foto Divulgação

A safra  brasileira de grãos 2022/23 está em crescimento. Segundo a última estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume deve ultrapassar 310 milhões de toneladas, crescimento de 14% em relação à temporada 2021/22.

O clima favorável do Centro-Oeste é um dos fatores que favoreceu o aumento. Estima-se alta de 3% na área plantada e 10,1% na produtividade. Os Estados do Centro-Sul, deverão ter um número maior na produtividade, alcançando 12,4%.

Em 2023, o Brasil deve subir para a terceira posição na produção mundial de grãos, ultrapassando a Índia, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, “se mantivermos o ritmo de investimentos, aprimoramento de técnicas e desenvolvimento tecnológico, novos recordes serão batidos”.

A produção do milho deve chegar a 123,7 milhões de toneladas, um avanço de 9,4% em relação ao ciclo anterior. Já a soja espera aumentar a área plantada em 4,4%, e com o aumento de 16,6% na produtividade, pretende alcançar um volume de 152,8 milhões de toneladas, uma alta de 21,8%.

O arroz e o feijão deverão ter uma redução na produção. Será um recuo de 10,2% no arroz e 5,6% na segunda safra do feijão. O algodão em caroço deve crescer 16,7% e em pluma 19,2%. O sorgo terá um crescimento de 3,4% e o amendoim um avanço de 12,6%.

Sodré pontua que a produção deve crescer principalmente com adoção de tecnologias e utilização de fertilizantes estratégicos, resultando em grandes resultados a cada safra. “Os Estados protagonizando suas potencialidades e técnicas vão gerar resultados que impactarão em recordes de produção das safras 2023/24”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ações de recuperação para o pós-crise do agronegócio

Embora inicialmente não sendo a principal preocupação, muito mais enfocada no aspecto de contágio epidemiológico, a consequente crise financeira poderá adquirir características sistêmicas de abrangência global. Mais de um terço da população mundial está vivenciando algum tipo de quarentena, e segundo a ONU, a pandemia da Covid-19 é a pior crise global desde a Segunda Guerra Mundial. Milhares de pessoas tiveram que paralisar seus comércios, fechar as portas de lojas, fábricas e escritórios para ficarem em casa, a fim de evitar o risco de contágio.

Novidade: trigo para produção de etanol

Os combustíveis à base de amido são conhecidos como alternativas estratégicas de etanol de primeira geração, com inúmeras vantagens ambientais e econômicas.

A riqueza e as dificuldades da cultura que cresce à sombra dos canaviais paulistas

Pedro A J Faria Jr. Engenheiro agrônomo pela ESALQ A agricultura brasileira tem presenciado ciclos de riqueza e declínio de culturas desde os tempos do...

Soja brasileira da safra 2021/22 está 76,7% comercializada, mostra DATAGRO

Vendas do milho de verão do mesmo ano comercial alcançam 64,6%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!