20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisApiculturaAgrishow terá abelhas sem ferrão como solução agrícola sustentável

Agrishow terá abelhas sem ferrão como solução agrícola sustentável

A.B.E.L.H.A., Embrapa e Kombee apresentam tecnologias para uso das abelhas como bioinsumo

A A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudo das Abelhas) estará no estande da Embrapa na Agrishow 2023, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. A entidade de pesquisa agropecuária, que comemora 50 anos, vai mostrar no evento o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à conservação e à reprodução de abelhas sem ferrão e seu uso na produção de alimentos.

Por meio da parceria entre Projeto Kombee e A.B.E.L.H.A., uma equipe de educação ambiental vai mostrar a multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade.

“A participação das abelhas nativas nessa importante feira mostra a relevância que os polinizadores têm na busca por soluções sustentáveis para o agronegócio brasileiro”, avalia Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.. Assad estará disponível para entrevistas no evento na terça-feira (2) e quarta-feira (3).

No espaço da Embrapa, os visitantes também poderão conhecer os cursos e outros materiais produzidos pela A.B.EL.H.A., a Embrapa Meio Ambiente e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) sobre criação de abelhas e polinização agrícola.

Abelhas sem ferrão
A Embrapa investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas para a agricultura brasileira.

Na Agrishow, será apresenta uma solução tecnológica inovadora para a multiplicação e manejo de colônias da abelha-mandaguari (Scaptotrigona depilis), que permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês a partir de uma única colônia.

Além de possibilitar a produção de colmeias em escala comercial, a a solução permite a prestação do serviço de aluguel de colmeias para a polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão, e que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.

Saiba mais sobre a atuação da A.B.E.L.H.A. em prol da convivência harmônica entre agricultura e criação de abelhas no nosso site.

No site da Embrapa, saiba mais sobre a participação da entidade na Agrishow.

Serviço
28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação — Agrishow 2023
De 1 a 5 de maio de 2023, das 9h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 — Ribeirão Preto, SP
Estande da Embrapa — E14 a1 do mapa da feira

ARTIGOS RELACIONADOS

Herbicidas do Futuro

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, inova mais ...

Embrapa desenvolve filmes comestíveis

Resultado de duas décadas de pesquisas e de investimentos da ordem de R$ 200 mil, os filmes comestíveis foram apresentados pela primeira vez na...

Destaques da Bauer na Agrishow 2024

A Agrishow vai até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP)

Primeira plataforma agrorobótica brasileira Solix AG Robotics da Solinftec ganha reforço

A plataforma Solix AG Robotics terá diversos módulos, entre eles, o Solix Hunter, tecnologia brasileira desenvolvida e patenteada pela Solinftec que elimina os principais grupos de insetos-praga sem ameaçar polinizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!