21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, janeiro 13, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSementes Piraí­ - Adubação verde como proposta sustentável

Sementes Piraí­ – Adubação verde como proposta sustentável

Piraí Sementes - Créditos Ana Maria Diniz
Piraí­ Sementes – Créditos Ana Maria Diniz

Esta foi a 13ª participação da Sementes Piraí na Hortitec, um evento que abrange todo o segmento de hortifruticultura nacional e até mundial. “Como os produtores de frutas e hortaliças são, em sua maioria, pequenos, não teríamos condições de chegar a todos eles da forma como fazemos durante a feira“, diz José Aparecido Donizete Carlos, diretor comercial da Sementes Piraí­.

Benefícios da adubação verde

A adubação verde traz vários benefícios, todos comprovados por estudos e experimentos práticos em campo, entre eles a cobertura e proteção do solo, evitando o crescimento das ervas daninhas; o favorecimento do sistema radicular, com a ciclagem de nutrientes; a descompactação e fixação de nitrogênio; e o fato de se tratar de uma rotação de culturas do cultivo principal, quebrando o ciclo de pragas, doenças e nematoides.

Hortitec 2015

O empresário avalia a edição de 2015 melhor do que a do ano passado, ainda que este seja um setor dinâmico. Pensando nisso, a Sementes Piraí­ levou para a feira suas propostas em adubação verde e seus benefícios.

“O que fizemos neste ano foi apresentar as pequenas embalagens da EcoSeeds, um e-commerce voltado para a agricultura familiar, além do site Controle as Pragas, onde o produtor pode consultar como aproveitar os benefícios da adubação verde na redução de pragas, doenças e nematoides“, pontua José Aparecido.

Piraí Sementes - Créditos Ana Maria Diniz
Piraí Sementes – Créditos Ana Maria Diniz

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nanofertilizantes – O novo conceito em nutrição de plantas

Os nanofertilizantes são constituídos por polímeros semipermeáveis de liberação lenta e controlada e não há acúmulo além da concentração necessária pela planta. O uso da nanotecnologia é a mais nova aposta de pesquisa para atenuar um dos maiores problemas de aplicação de fertilizantes - a volatilização e a lixiviação.

Correto manejo nutricional da seringueira

José Geraldo Mageste Engenheiro florestal, Ph.De professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/ICIAG) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Doutorando em Agronomia "UFU ferbarcilieri@hotmail.com Lisias Coelho Engenheiro florestal, Ph.De professor - UFU/ICIAG...

Correto manejo nutricional da mandioca

Eli Carlos de Oliveira Engenheiro agrônomo, doutor e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) elioliveira.agro@gmail.com De todas as plantas cultivadas de interesse econômico, a mandioca (Manihotesculenta...

Brasil entre os maiores produtores de goiaba

As Américas respondem por cerca de 45% da produção mundial de goiabas, fruta que hoje é encontrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!