25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosNovo inoculante promete aumentar produtividade da cana-de-açúcar

Novo inoculante promete aumentar produtividade da cana-de-açúcar

Um novo inoculante está revolucionando a produção de cana-de-açúcar, prometendo aumentar a produtividade de forma significativa.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com uma produção estimada de 572,9 milhões de toneladas, segundo levantamento da safra 2022/23 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No entanto, mesmo com a elevada produção, a produtividade por área ainda tem bastante espaço para melhorar. Para isso, o manejo nutricional da cultura merece maior atenção, tendo no uso de inoculantes uma excelente alternativa.
E foi com este propósito que pesquisadores da Embrapa desenvolveram um novo inoculante solubilizante de fósforo que, com tecnologia brasileira, está elevando o ganho de produtividade da cana-de-açúcar em até 20%.

Créditos: Shutterstock

Ganhos na produtividade

Já faz algumas safras que a tecnologia da fixação biológica de nitrogênio, por meio de um inoculante bacteriano, chegou ao mercado sucroalcooleiro para aumentar a produtividade da cana-de-açúcar.
Agora, uma nova pesquisa da Embrapa está utilizando duas bactérias – Bacillus subtilis (CNPMS B2084) e Bacillus megaterium (CNPMS B119) – capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas. Este inoculante foi batizado de Omsugo ECO.
“Nossas pesquisas focaram na cana-de-açúcar, definindo doses e recomendações de uso do inoculante Omsugo ECO para encontrar o melhor custo-benefício para o produtor. Tivemos relatos de ganhos médios em torno de 12 toneladas por hectare nas áreas onde o produtor testou o produto, comparado a áreas sem aplicação”, afirma Christiane Paiva, pesquisadora líder da equipe do estudo

Canaviais tiveram ganhos em três indicadores

O experimento foi realizado no ano de 2020/2021 pela Embrapa e pela Cooperativa dos Produtores de Cana-de-Açúcar do Estado de São Paulo (Coplacana) em três áreas produtivas.
Os pesquisadores avaliaram três indicadores que se relacionam ao desempenho de um canavial:

  • Toneladas de cana por hectare (TCH), que mede a produtividade;
  • Açúcar total recuperável (ATR), que é um indicador que representa a capacidade da cana-de-açúcar de ser transformada em açúcar ou álcool; e
  • Toneladas de açúcar por hectare (TSH).
    A maior produtividade média observada coincidiu com a parcela que recebeu a maior dosagem do novo inoculante líquido. “A produtividade no TCH foi 20% maior do que no tratamento que não utilizou o inoculante ou adubo fosfatado”, relata o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Geraldo de Almeida Cançado, que conduziu os estudos nas lavouras de cana.

Melhor aproveitamento da adubação fosfatada

Em condições experimentais, o uso combinado de dosagens acima de 500 ml/ha de inoculante e aplicação de apenas metade da quantidade recomendada de fertilizante fosfatado foi capaz de promover um aumento significativo nos parâmetros TCH e TSH.
“Estes indicadores estão associados respectivamente com a produtividade e qualidade da matéria-prima no cultivo da cana-de-açúcar e, consequentemente, comprovam a eficácia do inoculante para essa cultura”, relatam os pesquisadores.
Assim, com base nos testes que estão em andamento, os pesquisadores acreditam que este inoculante seja capaz de cortar até 15% de adubação fosfatada. O resultado no uso deste inoculante será um salto de produtividade e longevidade do canavial.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologias IHARA para a cultura da cana estarão no Copla Campo 2018

Portfólio de soluções IHARA, com produtos de plantio à maturação, será apresentado durante o evento que acontece de 20 a 22 de fevereiro, em...

Importância do magnésio e boro na produtividade e no ATR da cana

No Centro-Sul do Brasil, a colheita da cana terá início a partir de março de 2019. A produtividade da cana será reflexo das práticas culturais e influenciada fortemente pelas condições climáticas – regime pluviométrico e temperatura.

FMC leva programa inovador de manejo integrado para cana no 15º Insectshow

A FMC participará de mais uma edição do InsectShow – Seminário sobre Controle de Pragas da Cana. O evento será realizado nos dias 17 e 18...

Como o uso de aminoácidos pode contribuir para a recuperação do canavial pós-geada

Confira o artigo de Saymon Freitas no site da Revista Campo & Negócios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!