21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo as empresas devem se preparar para o Mercado de Carbono?

Como as empresas devem se preparar para o Mercado de Carbono?

A falta de diretrizes tem atrasado um setor importante para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Por Paulo Bertolini é diretor-geral da APCER Brasil

O Projeto de Lei (PL) n.º 412/2022, em tramitação na Câmara dos Deputados, pretende regulamentar o Mercado de Carbono no Brasil, ampliando um movimento voluntário já existente no meio empresarial. Essa regulamentação pode gerar 2 milhões de novos empregos até 2030, além de somar R$ 2,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo estudo da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Créditos: Shutterstock

A ausência de diretrizes e regras para o controle do Mercado de Carbono previstas no PL tem atrasado um setor economicamente importante, promissor e chave para o cumprimento do compromisso firmado pelo Brasil: o de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. Como sede da Conferência do Clima das Nações Unidas daqui a dois anos, a expectativa é de que o Mercado de Carbono brasileiro já esteja regulamentado e trazendo bons resultados ao país.

Todos os tipos de empresas que querem reduzir as emissões de GEE podem obter benefícios deste mercado. Para participar é necessário calcular, primeiramente, a pegada de carbono da organização. A partir dela é possível traçar estratégias para reduzir as emissões, resultando em créditos para sua comercialização.

A cada tonelada de gases não emitida, é gerado um crédito de carbono, que pode ser vendido para empresas ou governos de países que necessitam atingir metas de redução de GEE, mas não conseguem em razão de diversos motivos.

A regulamentação é a segurança para comerciantes e consumidores desse mercado. Caso seja um país ou empresa que precise comprar crédito de carbono, é muito mais lógico optar pela compra onde um mercado se encontra regulamentado, pois isso traz a garantia de que para serem comercializados, os créditos passaram por avaliações rigorosas.

Ao calcular sua pegada de carbono, uma organização pode obter maior credibilidade para seus resultados, contando com a verificação de um organismo de certificação acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A lista destas empresas está disponível para consulta no site do órgão.

As organizações que se anteciparem e calcularem sua pegada, visualizando seu potencial e, se possível, participando do mercado voluntário, estarão à frente da concorrência no momento que houver a regulamentação – prevista ainda para este ano.

ARTIGOS RELACIONADOS

Versatilidade do açúcar no mercado

O Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo com mais de 38 milhões de toneladas ...

Soja oscila nos mercados e abre espaço para o produto brasileiro

Analistas de mercado de diversas consultorias avaliam que, além dos fatores já conhecidos, o mercado está preocupado com o clima nos EUA, que está com seca em muitas regiões produtoras significando dificuldade no início do plantio da nova safra de soja.

Embrapa lança cultivar de cenoura para sistema orgânico

A primeira cultivar de cenoura do mercado nacional desenvolvida e recomendada para o sistema orgânico de produção, a cenoura BRS Paranoá, foi lançada na edição desse ano da AgroBrasília, que aconteceu de 06 a 10 de julho, em uma plataforma digital.

A implementação do ESG nas empresas

O ESG é uma jornada essencial para empresas rumo ao sucesso sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!