29.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBioinsumos auxiliam plantas danificadas por condições climáticas

Bioinsumos auxiliam plantas danificadas por condições climáticas

Tecnologias atuam na prevenção de estresse oxidativo e recuperação pós-estresses em lavouras e pomares.

Enquanto na metade Norte do planeta as altas temperaturas tornam os dias escaldantes, na América do Sul a má distribuição de frio e umidade também surpreende. No Sul do Brasil, uma verdadeira gangorra térmica coloca os produtores em alerta, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros variaram de zero a 30 graus em poucos dias e três ciclones extratropicais de forte intensidade atingiram áreas urbanas e rurais.

Créditos: Divulgação

Em meio a tantas variações climáticas, lavouras e pomares ficam mais expostos aos estresses abióticos e consequentemente aos danos oxidativos, que podem levar à redução da fotossíntese, da produção natural de hormônios e da capacidade das plantas produzirem antioxidantes, entre outros danos. Esse estresse pode ser entendido como uma reação adversa às condições ambientais e ao pleno crescimento e desenvolvimento das plantas, resultando em perdas de produtividade.

Para enfrentar cenários desfavoráveis e de extremos, a BioAtlantis, multinacional irlandesa de biotecnologia que atua no Brasil desde 2018, disponibiliza em seu portfólio tecnologias de origem natural, apropriadas para favorecerem as plantas em diferentes períodos de condições adversas. SuperFifty®️ é um produto único no gênero, desenvolvido para atuar na redução dos processos oxidativos das plantas, com reconhecimento científico internacional.

Com recomendação de aplicação entre três e sete dias antes do estresse previsto, o concentrado possibilita que a planta tenha tempo para preparar suas próprias defesas contra intempéries, como o frio ou calor extremo, a falta ou excesso de chuvas. Ele atua na produção de antioxidantes, aumentando a tolerância ao estresse climático e vem sendo utilizado com sucesso em culturas como uva, café, hortifrutis e, mais recentemente, em lavouras de soja e milho.

SuperFifty®️ proporciona uma melhor condição para a planta se autodefender, conforme explica Andrés Bascope, engenheiro agrônomo e diretor técnico da BioAtlantis. “Essa tecnologia é usada principalmente para melhorar a condição da planta, auxiliando na redução dos danos e, consequentemente, nas perdas dos produtores”. O especialista ressalta, ainda, que todas as plantas sofrem vários outros tipos de estresses durante o desenvolvimento, além dos abióticos. “A aplicação de um químico, um ataque de praga ou uma doença podem gerar situações de perigo ou ameaça. Além disso, há o maior estresse fisiológico de uma planta, que é o florescimento. A ação dos bioativos vai minimizar esses danos, principalmente o estresse diretamente ligado ao clima”.

Em uma situação onde o estresse já ocorreu e o produtor não conseguiu preparar o cultivo, o portfólio da BioAtlantis inclui também o composto NutriSurge™️, desenvolvido para auxiliar as plantas durante a recuperação pós-estresse. Sua formulação contém bioativos provenientes de algas marinhas, além de ser fonte de L-aminoácidos. “Ao serem absorvidos, eles melhoram a divisão e o crescimento celular, auxiliando a produção em alguns estágios como enchimento dos grãos, tubérculos e frutos. Podemos dizer que ele atua na performance geral da cultura”, detalha Andrés Bascope.

SuperFifty®️ e NutriSurge™️ integram a linha AgriPrime®️, desenvolvida pela BioAtlantis, uma gama de produtos extremamente eficazes no controle do estresse oxidativo em plantações. É composta por tecnologias inovadoras e ricas em bioativos naturais que preparam e protegem as culturas a nível molecular, ativando efeitos positivos em termos de crescimento, produtividade e qualidade, além de auxiliar na expressão de seu máximo potencial genético.

Os bioinsumos produzidos pela BioAtlantis podem ser aplicados via foliar e também por fertirrigação. “Esses produtos são projetados para uma produção mais sustentável na agricultura orgânica e não-orgânica. O conceito chave é o tratamento preventivo em vez do curativo”, ressalta Bascope. “A BioAtlantis fornece compostos naturais, extraídos de recursos marinhos e terrestres renováveis, para reduzir o estresse em plantações, animais e humanos, fortalecendo os sistemas de defesa natural. É um processo de extração em que se isola os bioativos de interesse para a formulação do produto.

A linha AgriPrime®️ está alinhada com a abordagem original e filosofia da BioAtlantis, que tem como lema ’Nature working naturally’ (Natureza trabalhando naturalmente). Seus produtos são indicados para as diferentes fases de desenvolvimento das culturas, desde a saúde do solo, o crescimento vegetativo, o enchimento de frutos e até o acabamento dos frutos. O portfólio brasileiro da empresa em breve vai receber reforços, com o MicroGrow™️, focado na saúde do solo e o SuperFifty Prime®️, que é a evolução do SuperFifty®️.

ARTIGOS RELACIONADOS

Falta de novas moléculas: plantas daninhas aumentam sua resistência

Plantas daninhas podem aumentar sua resistência e serem mais difíceis de combater devido a falta de herbicidas pré-emergentes.

Adubação de plantas frutíferas

A adubação racional e equilibrada é uma importante ferramenta para a produção de frutos em ...

Aminoácidos: Ação e reação nas pulverizações

A intoxicação das plantas por defensivos pode afetar o desenvolvimento e torná-las suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. A aplicação de aminoácidos em cultivos pode ativar o metabolismo fisiológico da planta.

Aminoácidos eliminam estresse nas plantas

O glutamato pode ser considerado um aminoácido fundamental, pois ele serve como base de formação para outros, como, arginina, prolina, glutamina e aspartato, além de ser formador da molécula de clorofila e auxiliar na nodulação e fixação do nitrogênio (Taiz; Zeiger,2013).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!