28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesA relação de troca para soja e milho nunca foi tão favorável

A relação de troca para soja e milho nunca foi tão favorável

Junho fecha índice em 0,87 e possibilita ao produtor rural uma maior rentabilidade

A relação de troca é vista como um indicador essencial na hora de decidir a compra de insumos e a venda do que se produziu, principalmente para o agricultor brasileiro que, mesmo com a queda dos preços das principais commodities agrícolas, ainda permanece com o seu poder de compra favorável.

Reprodução: Internet

Segundo o relatório do Radar Agro, da consultoria Agro Itaú BBA, o agricultor no ano passado tinha que desembolsar 63,23 sacas de 60 quilos de milho para comprar de 1 tonelada de MAP (Fosfato Monoamônico). Atualmente, para compra do fertilizante o total caiu para 41,51 sacas, estimativa está próxima ao valor histórico de 41,22 sacas. Seguindo a linha comparação, as quantidades necessárias para compra de uma tonelada de potássio e de ureia passaram, respectivamente, de 63,79 para 31,03 sacas e de 35,78 para 26,01 sacas, frente a médias históricas de 34,08 e de 27,54 sacas.

Em relação à soja, para obter uma tonelada de fertilizante de potássio (KCI) em 2022, eram necessárias 30,52 sacas. Atualmente, é preciso apenas 11,30 sacas de soja, menos que a média histórica de 17,26. Já para fosfato monoamônico, no ano passado eram necessárias 30,26 sacas de 60 quilos para adquirir uma tonelada, enquanto atualmente são necessárias 15,12, menos da média histórica, de 21,09 sacas.

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores indústrias de fertilizantes do país, este é um ótimo momento para tomar uma decisão devido à excelente relação de troca. “O produtor rural deve se planejar enquanto o seu poder de compra está promissor. É preciso aproveitar esta oportunidade para garantir melhores resultados no próximo plantio”, aponta o especialista.

ARTIGOS RELACIONADOS

Custos para produção de soja e milho apresentam forte alta

A projeção de custos de produção das lavouras de milho e soja de verão apontam níveis ...

Corteva Agriscience lança Lumialza, primeiro nematicida biológico para tratamento de sementes, com foco em soja e milho

Além do controle dos principais nematoides e proteção do potencial produtivo, o lançamento contribui para a saúde e restauração do solo de forma sustentável.

Estimativas para a safrinha de milho se mantêm e recorde é esperado

Clima e relações comerciais com a China podem afetar estoques de milho e soja, mas estimativas apontam produção recorde

Pesquisa técnica auxilia produtores na escolha do híbrido de milho 

Fundação Rio Verde divulga resultado da pesquisa de competição de híbridos de milho segunda safra 2021/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!