O Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, tratará de um assunto vital para a competitividade do agronegócio brasileiro: o Green Deal, estratégia da União Europeia para chegar a neutralidade climática até 2050, que estabelece um pacote de legislações e ações em diversos setores, com impactos na produção agropecuária do bloco e nos países fornecedores de produtos.
O Fórum Green Deal: As Implicações do Pacto Verde Europeu ao Brasil será realizado, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), no segundo dia da Plenária, 9 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e terá as participações de Ingo Plöger, vice-presidente da ABAG; Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Socioambiental da Pineda & Kranh Advogados; e Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Com moderação de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, o Fórum contextualizará os regulamentos, medidas e legislações propostas pela União Europeia no âmbito do Green Deal e seus efeitos ao agronegócio brasileiro. Os especialistas também mostrarão a importância da diplomacia, das relações internacionais e da união entre a iniciativa privada e o poder público para a manutenção do comércio internacional multilateral.
“A proposta de uma agenda para enfrentar as mudanças climáticas e alcançar a neutralidade de emissões é vital para planeta. Entretanto, é imprescindível compreender que os países possuem suas próprias legislações e contam com tipos de solo, topografia e clima diferentes, assim, não é possível impor medidas que atendem o mundo temperado, mas não são válidos para as nações de clima tropical e subtropical. O Green Deal estabelece regras que se adequam à realidade do bloco europeu, mas, parte delas, não está condizente com o contexto de nosso país e do Mercosul”, afirma Carvalho.
A Plenária do Congresso Andav 2023 contará com uma programação para vai debater o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro. Serão cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, que contarão com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, agronomia, pesquisa, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.
O principal encontro da distribuição de insumos agropecuários está marcado entre os dias 8 e 10 de agosto de 2023 e reunirá mais de 160 marcas, que apresentarão as tendências desse mercado e os principais lançamentos, produtos e tecnologias para atender as demandas por produtividade e eficiência nas propriedades rurais brasileiras, visando uma produção sustentável e de qualidade. A expectativa é receber ao menos 10 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.