24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPendoamento precoce da alface. E agora?

Pendoamento precoce da alface. E agora?

 

Pablo Forlan Vargas

Doutor e professor da UNESP ” Campus de Registro

pablo@registro.unesp.br

Leonardo dos Santos Duarte

Amanda Chiarion Zecchini

Graduandos em Engenharia Agronômica

Pendoamento da alface - Crédito Luciane Vilela
Pendoamento da alface – Crédito Luciane Vilela

Os fatores climáticos podem interferir de forma favorável ou desfavorável na produção de hortaliças. Temperaturas elevadas associadas à alta pluviosidade podem levar o alfacicultor a perdas de até 60% em decorrência da maior umidade relativa.

O pendoamento precoce induzido pelas altas temperaturas e fotoperíodo longo agrava o problema de perdas no verão, refletindo diretamente no preço e na oferta do produto no mercado, devido à maior demanda de consumo nesse período.

Quando a cultura é conduzida dentro de uma variação ótima de luz, entre outros fatores positivos, a fotossíntese é elevada e a quantidade de matéria seca acumulada é alta. Porém, se exposta a condições de estresse, como as altas temperaturas, a alface tende a reduzir seu ciclo, comprometendo a produção e tornando as folhas mais rígidas.

Condições para o pendoamento

As elevadas temperaturas e fotoperíodos longos estimulam o pendoamento precoce, que é intensificado à medida que essa aumenta, causando uma característica indesejável, já que inviabiliza o produto para comercialização.

Temperaturas entre 12 e 22ºC são ideais para a produção de folhas e cabeças de qualidade. Dependendo da cultivar, temperaturas superiores a 20ºC favorecem o florescimento precoce, antecipando a colheita.

Consequências

O pendoamento precoce provoca o alongamento do caule, reduz o número de folhas, afeta a formação da cabeça comercial e estimula a produção de látex, o que torna o sabor da folha amargo, resultando na colheita de plantas ainda pequenas, com menor peso e número de folhas, de má qualidade, não expressando, portanto, o seu máximo potencial genético, comprometendo a produção.

 

Opções

O uso de variedades resistentes ao pendoamento precoce é uma das alternativas para se viabilizar o cultivo ao longo do ano. No mercado, estão disponíveis cultivares de diversas empresas, visando resistências não somente ao pendoamento, como também a outros fatores.

Outra alternativa para evitar o pendoamento precoce é a utilização do ambiente protegido com o emprego de telados, proporcionando um microclima favorável para o desenvolvimento da cultura, na busca por reduzir prejuízos econômicos ao produtor e aumentar a qualidade do produto.

Porém, esta tecnologia deve vir juntamente com a escolha do genótipo para melhor expressão do seu potencial genético e contribuir com a melhoria da produção e qualidade da planta em condições de alta temperatura e fotoperíodos longos.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultores do Matopiba mantêm cautela, mas alcançam boa produtividade

Região colhe safra de retomada após quatro ciclos de quebra nas lavouras Na nova fronteira agrícola brasileira, região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí...

Chuvas afetam plantações de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo

Segundo especialista, a produção teve queda de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior As lavouras de cana-de-açúcar de algumas cidades do interior de São...

Daymsa completa 10 anos de atuação no Brasil

Na Hortitec 2017 a Daymsa atraiu uma grande visitação. “Fiquei surpreso, porque normalmente existe uma dinâmica na Hortitec do estande encher e esvaziar várias...

Produção de grãos bate novo recorde

A produção de grãos deverá fechar em 253,7 milhões de toneladas, um crescimento de 4,8% sobre a safra passada ou 11,6 milhões de toneladas sobre a produção da safra passada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!