20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiISLA Sementes visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas

ISLA Sementes visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas

 

O lançamento de novas alfaces da linha ISLA Sementes do tipo frisée, Itaúna e Atalaia apresentam como destaque a resistência ao míldio e maior prazo de validade para o consumidor final.

O diferencial destes produtos está em oferecer fácil desmembramento, no qual as folhas são separadas em um único corte, além de oferecer aspecto visual e sabor atrativo.

A alface é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, com aquisição domiciliar per capita anual de aproximadamente 1,2 kg e área ocupada de cultivo em torno 90 mil hectares/ano, segundo dados da Embrapa. As variedades crespa, lisa e americana representam mais de 85% da produção nacional, especialmente por serem as mais consumidas.

Além das características visuais, do aproveitamento pós-colheita e da facilidade no manuseio, as novas alfaces oferecem diferenciais ao agricultor devido à possibilidade de maior valorização do metro quadrado da área cultivada, pois se recomenda para plantio em espaçamento mais adensado (20×20 ou 15×15), o que aumenta em até 50% o número de pés por hectare, maximizando assim a mão de obra e, consequentemente, a rentabilidade do produtor.

As novas variedades podem ser cultivadas em hidroponia, campo aberto ou em túneis.

O consumidor

Para o consumidor, os grandes atrativos estão nos sabores diferenciados, na variedade de cores e formas e no melhor aproveitamento da hortaliça, já que ela tem maior durabilidade nas gôndolas ou na geladeira do que as alfaces convencionais.

Outro pronto e que é um dos grandes desafios enfrentados pelo produtor de alface é o controle de algumas das principais doenças da cultura, especialmente o míldio, causado pelo fungo Bremialactucae, que pode atacar em todas as fases de desenvolvimento da planta.

Linha de alfaces

Itauna(Frisée Green): é uma minialfacefrisée, de coloração verde clara e resistência ao míldio, uma das principais doenças da cultura. Pesa em torno de 300 g e produz em média 27 folhas totalmente repicadas, o que permite seu total desfolhamento com apenas um corte. É de fácil higienização e aceita muito bem a colheita mecanizada. Seu sabor é muito suave e suas folhas, crocantes.

A Itaunaé uma minialfacefrisée, de coloração verde clara e resistência ao míldio - Créditos Isla
A Itaunaé uma minialfacefrisée, de coloração verde clara e resistência ao míldio – Créditos Isla

Atalaia (FriséeRed): na mesma linha, a Atalaia também é de prático desfolhamento e higienização. É uma minialface de cor arroxeada, pesa em média 180 g e produz cerca de 18 folhas completamente repicadas e de sabor mais doce e suave. Além de ser um material precoce, esta variedade também tem resistência ao míldio.

Créditos Isla
Créditos Isla

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Associação entre mulching e TNT no controle da mosca-branca

  Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Produção Vegetal - ICIAG-UFU Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutores...

AgroFresh lança programa integrado de soluções e serviços para pós-colheita da Manga

MaxMango é o know-how e a inovação da AgroFresh combinados em soluções e serviços para a pós-colheita da Manga

Couve – Produção de no sistema orgânico

Ainda que predomine o sistema convencional de produção no setor hortifrúti, o cultivo em sistemas alternativos, como o orgânico, cresce a cada ano devido a uma maior preocupação, por parte dos consumidores, com a qualidade dos alimentos e com a preservação do ambiente.

Tomate heirloom: diferença em sabor e formatos

Os tomates heirloom possuem cores e formatos únicos, sendo uma alternativa aos produtores que buscam se diferenciar no mercado. Em geral, o termo ‘heirloom’ é utilizado para designar cultivares tradicionalmente produzidas por produtores locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!