A FATEC Pompeia “Shunji Nishimura” acaba de abrir as inscrições para o Vestibular 2024.
As oportunidades são voltadas aos cursos gratuitos e superiores de tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão e Big Data no Agronegócio.
Os interessados podem se inscrever pelo site www.vestibularfatec.com.br até o dia 12 de dezembro de 2023.
Os cursos são disputados entre alunos de todo o território nacional, já que a unidade é referência em ensino e foi a primeira a oferecer formação em mecanização em agricultura de precisão e big data no agronegócio, tendo atualmente a melhor infraestrutura tecnológica nessas áreas.
Além disso, conta com mais de 100 empresas parceiras e os principais players do mercado de máquinas agrícolas e tecnologias da informação nacionais e internacionais.
No total, 915 profissionais já se formaram na instituição e estão em plena atividade de trabalho em todas as regiões do Brasil com mais de 93% de empregabilidade.
Com cursos inéditos no país, a FATEC Pompeia foi a primeira – e considerada a mais bem sucedida – com parceria com a iniciativa privada. A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, convenente do Governo de São Paulo na criação da Fatec Pompeia, disponibiliza uma estrutura educacional e de ciência que permite que professores e alunos tenham acesso a recursos para projetos de inovação integrados ao mercado tecnológico.
Seus alunos são preparados para o mercado global, com um projeto pedagógico de excelência e atualizada com as demandas das indústrias do agronegócio e da tecnologia da informação. Isso inclui vivências e práticas, com operações tecnológicas que atendem a pequenas, médias e grandes empresas.
CURSOS
MAP (Mecanização em Agricultura de Precisão): trata sobre a análise, seleção e manutenção de máquinas e equipamentos para obter alta produtividade e redução de custos na produção agrícola.
O aluno estuda o funcionamento e a manutenção das máquinas agrícolas – tratores, distribuidores de fertilizantes e corretivos, semeadoras, pulverizadores e colhedoras são assuntos estudados no curso. Também aprende a utilizar softwares e tecnologias para gerar e interpretar dados provenientes das máquinas agrícolas, assim como para comandar a execução de tarefas específicas como a aplicação de fertilizantes e corretivos, de acordo com as características de cada área mapeada. As disciplinas de mecanização e agricultura de precisão representam 60% da matriz do curso. As matérias básicas e das áreas de gestão e agricultura completam o currículo, que inclui matemática, química, física e informática.
Big Data no Agronegócio: desenvolvimento de softwares voltados para o agronegócio, indústria, saúde e serviços; instalação e gerenciamento de dispositivos de IoT (internet das coisas), como sensores, em ambientes empresarias para captar e gerar dados; projeta e configura redes de sensores e de transmissão de dados de campo; analisa dados coletados pelos aparelhos e produz relatórios para a tomada de decisão de gestores; implementa banco de dados em nuvem.
O estudante vai aprender tanto a manipular e instalar equipamentos capazes de captar e gerar dados de negócios quanto a desenvolver programas de computador para reunir e analisar esse grande volume de informações em ambientes de Big Data. Para isso, o aluno estudará conteúdos das áreas da Computação, Agricultura e Administração e assuntos das disciplinas de matemática (estatística, probabilidade e cálculo), física (eletrônica) e biologia. Os temas do ramo da Computação, que compõem mais de 60% do curso, são linguagens de programação, sistemas baseados em computação em nuvem (cloud), funcionamento de banco de dados e técnicas para implementação de aparelhos para coleta e transmissão de dados (dispositivos de internet das coisas), entre outros. Na parte de Agricultura, o aluno vai aprender noções de plantio, pulverização, irrigação, colheita, manejo do solo e monitoramento de pragas. Entre os assuntos de gestão, o curso oferece fundamentos de administração geral e de empreendedorismo, por exemplo. Para completar o currículo, há inglês instrumental em todos os semestres.
FATEC POMPEIA SHUNJI NISHIMURA
Criada em 2010 por meio da parceria público-privada, entre o Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Pompeia, a Fatec Shunji Nishimura tem sua sede na avenida Fundação Shunji Nishimura, 605, no Distrito Industrial, em Pompeia.
Mais informações pelos telefones (14) 3452-1294 ou (14) 3452-1482 e pelo site fatecpompeia.edu.br.
INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR
De 16/10 a 12/12