19.6 C
Uberlândia
domingo, junho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFATEC Pompeia está com inscrições abertas

FATEC Pompeia está com inscrições abertas

Pioneira em cursos superiores de agricultura de precisão e big data, instituição está alinhada ao mercado global, com quase mil formados.

A FATEC Pompeia “Shunji Nishimura” acaba de abrir as inscrições para o Vestibular 2024.

As oportunidades são voltadas aos cursos gratuitos e superiores de tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão e Big Data no Agronegócio.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.vestibularfatec.com.br até o dia 12 de dezembro de 2023.

Os cursos são disputados entre alunos de todo o território nacional, já que a unidade é referência em ensino e foi a primeira a oferecer formação em mecanização em agricultura de precisão e big data no agronegócio, tendo atualmente a melhor infraestrutura tecnológica nessas áreas.

Além disso, conta com mais de 100 empresas parceiras e os principais players do mercado de máquinas agrícolas e tecnologias da informação nacionais e internacionais.

No total, 915 profissionais já se formaram na instituição e estão em plena atividade de trabalho em todas as regiões do Brasil com mais de 93% de empregabilidade.

Com cursos inéditos no país, a FATEC Pompeia foi a primeira – e considerada a mais bem sucedida – com parceria com a iniciativa privada. A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, convenente do Governo de São Paulo na criação da Fatec Pompeia, disponibiliza uma estrutura educacional e de ciência que permite que professores e alunos tenham acesso a recursos para projetos de inovação integrados ao mercado tecnológico.

Seus alunos são preparados para o mercado global, com um projeto pedagógico de excelência e atualizada com as demandas das indústrias do agronegócio e da tecnologia da informação. Isso inclui vivências e práticas, com operações tecnológicas que atendem a pequenas, médias e grandes empresas.

CURSOS

MAP (Mecanização em Agricultura de Precisão): trata sobre a análise, seleção e manutenção de máquinas e equipamentos para obter alta produtividade e redução de custos na produção agrícola.

O aluno estuda o funcionamento e a manutenção das máquinas agrícolas – tratores, distribuidores de fertilizantes e corretivos, semeadoras, pulverizadores e colhedoras são assuntos estudados no curso. Também aprende a utilizar softwares e tecnologias para gerar e interpretar dados provenientes das máquinas agrícolas, assim como para comandar a execução de tarefas específicas como a aplicação de fertilizantes e corretivos, de acordo com as características de cada área mapeada. As disciplinas de mecanização e agricultura de precisão representam 60% da matriz do curso. As matérias básicas e das áreas de gestão e agricultura completam o currículo, que inclui matemática, química, física e informática.

Big Data no Agronegócio: desenvolvimento de softwares voltados para o agronegócio, indústria, saúde e serviços; instalação e gerenciamento de dispositivos de IoT (internet das coisas), como sensores, em ambientes empresarias para captar e gerar dados; projeta e configura redes de sensores e de transmissão de dados de campo; analisa dados coletados pelos aparelhos e produz relatórios para a tomada de decisão de gestores; implementa banco de dados em nuvem. 

O estudante vai aprender tanto a manipular e instalar equipamentos capazes de captar e gerar dados de negócios quanto a desenvolver programas de computador para reunir e analisar esse grande volume de informações em ambientes de Big Data. Para isso, o aluno estudará conteúdos das áreas da Computação, Agricultura e Administração e assuntos das disciplinas de matemática (estatística, probabilidade e cálculo), física (eletrônica) e biologia. Os temas do ramo da Computação, que compõem mais de 60% do curso, são linguagens de programação, sistemas baseados em computação em nuvem (cloud), funcionamento de banco de dados e técnicas para implementação de aparelhos para coleta e transmissão de dados (dispositivos de internet das coisas), entre outros. Na parte de Agricultura, o aluno vai aprender noções de plantio, pulverização, irrigação, colheita, manejo do solo e monitoramento de pragas. Entre os assuntos de gestão, o curso oferece fundamentos de administração geral e de empreendedorismo, por exemplo. Para completar o currículo, há inglês instrumental em todos os semestres.

FATEC POMPEIA SHUNJI NISHIMURA

Criada em 2010 por meio da parceria público-privada, entre o Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Pompeia, a Fatec Shunji Nishimura tem sua sede na avenida Fundação Shunji Nishimura, 605, no Distrito Industrial, em Pompeia.

Mais informações pelos telefones (14) 3452-1294 ou (14) 3452-1482 e pelo site fatecpompeia.edu.br.

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR

De 16/10 a 12/12

www.vestibularfatec.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Mão de obra qualificada ainda é desafio para o agro brasileiro

Para tentar enfrentar esse problema, setor assume a função de qualificar trabalhadores; Grupo Pivot lança curso de capacitação e os melhores serão contratados.

2ª Edição do Outlook

Com 2021 ainda em cenário de pandemia, os encontros e eventos presenciais foram ...

Yara abre inscrições para a edição 2022 do seu programa de estágio

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia a abertura de 50 vagas para a edição ...

CESB prorroga inscrições do 13º Desafio Máxima Produtividade da Soja

Sojicultores de todas as regiões brasileiras, e de diversas cidades, já garantiram a sua participação no 13º Desafio Máxima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!