22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasConcurso regional do Queijo Minas Artesanal será realizado no Camaru 2015

Concurso regional do Queijo Minas Artesanal será realizado no Camaru 2015

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza
Queijo Minas Artesanal – foto Alexandre Souza

A região do Triângulo Mineiro terá a primeira edição do concurso do Queijo Minas Artesanal (QMA) durante a 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia ” Camaru 2015. O evento será promovido pela Emater-MG, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, no dia 3 de setembro, às 13 horas, no estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA).

Poderão participar do concurso, produtores de queijo que estiverem em processo de legalização das queijarias junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Cerca de 20 propriedades rurais atualmente estão nestas condições nas cidades de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. Estes são os municípios que formam a 6ª região produtora do QMA homologada em março de 2014, durante a Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec). As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto, nos escritórios da Emater dos municípios.

Para o presidente do Sindicato Rural, Thiago Soares Fonseca, a promoção do concurso servirá para gerar oportunidades de negócios para os produtores. “Esta é uma das formas usadas para agregar maior valor ao Queijo Minas Artesanal produzido no Triângulo Mineiro“, afirmou.

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Uberlândia, o engenheiro agrônomo Gilberto Carlos de Freitas, o objetivo do concurso é estimular a produção deste tipo de queijo com qualidade. “Com esta ação pretendemos incentivar os produtores para que busquem alcançar maior valorização do produto no mercado e divulgar o trabalho das queijarias“, afirma. Segundo o agrônomo, o rendimento econômico da produção artesanal de queijos está intimamente relacionado com a qualidade dos produtos. “Com a realização desse concurso podemos verificar as características dos produtos de cada queijaria bem como  apresentar aos consumidores um produto de qualidade, além de gerar mais renda para as famílias produtoras desse produto que é uma tradição mineira“, conclui.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício – Mais tolerância das plantas à seca

Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e professor do IF Goiano " Campus Morrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br Brenda Ventura de Lima e Silva Mestre em Fitopatologia e...

Demanda pede melancias menores

A produção de minimelancias com micro sementes comestíveis atende um nicho de mercado cujo consumidor é extremamente exigente, porque procura por frutas premium, ou seja, mais saborosas que as encontradas normalmente nas prateleiras dos supermercados. Hoje, a produção de minimelancia sem semente visa o mercado de exportação, principalmente a Europa.

Hortiflora comemora mais um ano de muito sucesso

A Hortiflora completa 20 anos e é uma revenda muito reconhecida na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, e disponibiliza para os produtores...

Embrapa desenvolve filmes comestíveis

Resultado de duas décadas de pesquisas e de investimentos da ordem de R$ 200 mil, os filmes comestíveis foram apresentados pela primeira vez na...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!