19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasInverno mais quente contribui com o cultivo do cacau no país

Inverno mais quente contribui com o cultivo do cacau no país

Crédito-Arquivo.
Crédito-Arquivo.

Climatempo explica porque regiões como Bahia e Pará, que mantêm temperaturas mais altas o ano inteiro, favorecem a produção

Comemorando bons resultados na safra do cacau, o Pará se destaca na produção da cultura. A região já ocupa a segunda posição no ranking do país, ficando atrás apenas da Bahia e, ambos esperam crescer ainda mais nos próximos anos. Um dos segredos para o desenvolvimento do fruto nesses estados está no clima, já que ele precisa de temperaturas mais altas o ano todo para atingir seu potencial máximo.

Segundo dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, as duas regiões apresentam médias históricas de temperatura alta, até mesmo durante a estação mais fria do ano. Em Ilhéus, na Bahia, a média da temperatura máxima em Agosto de 2015 foi 24,2ºC e 16,6ºC de mínima. Já em Altamira, no Pará, os números foram ainda mais altos, com máxima de 33,5ºC e mínima de 23,7ºC.

De acordo com Bianca Lobo, meteorologista da Climatempo, a explicação para o inverno quente está na localização das duas cidades. “Como a região Norte está próxima ao Equador, a radiação solar incidente varia muito pouco ao longo do ano“, explica. “Mas as diferenças de temperatura observadas entre o verão e o inverno estão mais associadas à quantidade de nuvens. No verão, quando temos mais umidade e consequentemente maior quantidade de nuvens, o número de horas de sol é menor. Já no inverno, com menos umidade e menor nebulosidade, a quantidade de horas de sol é maior, então você tem mais tempo para aquecer o ar“, conta.

Esses fatores têm sido realmente a combinação perfeita nos dois estados, principalmente no Pará. “Nos últimos anos estamos mantendo uma média de 10% a 12% de crescimento e o clima têm ajudado bastante“, diz Raimundo Melo Junior, Superintendente Adjunto da Ceplac no Pará.

Quase 90% da colheita no estado já foi concluída e a estimativa de produção aponta para 110 mil toneladas, o que representa um crescimento de 10% comparado à safra anterior. “Certamente o Brasil voltará a ser exportador de cacau. O setor industrial já alega que a produção nacional conseguirá abastecer a demanda do país por chocolate“, explica Junior.

E se depender do clima, o restante da colheita do cacau no estado do Pará não enfrentará problemas. A tendência é de chuva abaixo da média para a região de Medicilândia [grande produtor do fruto] e as temperaturas vão continuar altas, completa Lobo.

Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

ARTIGOS RELACIONADOS

Resultados – Enxofre via foliar na cebolicultura

A cebola, assim como as demais plantas, necessita de diversos nutrientes essenciais. Vários trabalhos descrevem a importância e as principais funções dos principais nutrientes nas plantas. Entre eles estão o nitrogênio (N), componente da estrutura de aminoácidos, proteínas, clorofila, enzimas, coenzimas, RNA, DNA, além de vitaminas como a niacina, tiamina, riboflavina.

A resinagem de pinus no Brasil – Passado, presente e futuro

Laércio Couto PhD., engenheiro florestal, doutor em Ciências Florestais e diretor técnico da Tecflora lcouto@tecflora.com.br ThannarBubna Tecnólogo em Comércio Exterior e diretor da Tecflora para Produtos Não Madeireiros tbubna@tecflora.com.br A...

O trigo encontra no cerrado, temperaturas amenas no inverno

Autor Antônio Sergio de Souza Eng. Agrônomo, Mestrando em Produção Vegetal UFV Rio Paranaíba A cultura do trigo encontrou no cerrado, temperaturas amenas no...

Bahia Farm Show 2015 aposta na força da última fronteira agrícola do País

  A Bahia Farm Show 2015 acontecerá no período de 02 a 06 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, e os organizadores esperam um volume...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!