19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 12, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAgricultura familiar representa 77% das propriedades agrícolas do Brasil

Agricultura familiar representa 77% das propriedades agrícolas do Brasil

Nutricionista da NPV comemora Dia da Família, celebrado em dezembro, e fala sobre sua relação com o campo, a nutrição e o desenvolvimento.

O Brasil tem 3,9 milhões de propriedades dedicadas à agricultura familiar, o que representa 77% do total de propriedades agrícolas do país. São 80,8 milhões de hectares de terras produtivas, que compõem 23% de toda a área de cultivo nacional. As informações são do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A importância da família para a agricultura nacional ganha destaque no mês de dezembro, em que se comemora o Dia da Família. De acordo com o levantamento, se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Essas propriedades familiares empregam ao menos 10,1 milhões de trabalhadores rurais, 46,6% deles no Nordeste. Em seguida aparecem o Sudeste (16,5%), Sul (16%), Norte (15,4%) e Centro-Oeste (5,5%).

Filha de engenheiro agrônomo, a nutricionista e coordenadora da Nutrientes Para a Vida – NPV, Bianca Naves, sabe mais do que ninguém sobre a importância da agricultura em milhares de famílias brasileiras. Atualmente, mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo têm como origem propriedades familiares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
 

“Eu nasci em uma fazenda, cresci em meio ao verde, tenho pai e irmã agrônomos, e minha vida desde sempre está enraizada na agricultura. A minha mãe, quando grávida, ao subir em um pé de jabuticaba, teve sua bolsa rompida. Ou seja, antes mesmo de nascer eu já estava em conexão com a terra”, brinca Bianca.
 

A coordenadora nutricional da NPV destaca a importância da agricultura ao longo de sua vida. “Quando eu fui convidada para fazer parte da equipe da NPV, tudo fez muito mais sentido. Hoje seguimos passos diferentes, mas nossa essência é agrícola. Afinal, estamos todos interligados, desempenhando papéis cruciais para a alimentação e sustento do mundo”, afirma.

Bianca compara a estrutura familiar à das plantas. “Assim como as plantas precisam de fertilizantes, nossa família também precisa de algo vital para permanecer unida: o amor. É uma honra poder, hoje, envolver minhas filhas e sobrinhas em um contato íntimo com a natureza e tudo que ela pode nos oferecer. Reforço, portanto, a importância dessa união para fortalecer a nossa jornada”, diz.

ARTIGOS RELACIONADOS

IHARA lança tecnologia inédita no Brasil

O novo herbicida pós-emergente Apice apresenta alta eficiência no controle da matocompetição, contribuindo para que o milharal atinja o topo da produtividade.

Oro Agri é adquirida pela Rovensa

Presente em 70 países e com sede em Lisboa, o Grupo Rovensa é líder mundial em soluções ...

Panorama da produção de melancias no Brasil

A produção de melancias no Brasil está em ascensão, com regiões como o Nordeste se destacando como importantes polos de cultivo.

Evento terá mais de 15 horas de conteúdo sobre crédito no agro

CONACREDI será realizado nos dias 08 e 09 de novembro 2022, no Espaço do Bosque, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!