22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasArmadilha para capturar bicho-furão

Armadilha para capturar bicho-furão

Ferocitrus Furão permite monitorar e controlar a presença do bicho furão no pomar, evitando aplicações desnecessárias e prevenindo infestações que possam causar prejuízos ao citricultor.

Foto Esalq/USP

Os ataques de bicho furão e mosca das frutas foram as principais causas da queda de frutos na safra 22/23 de laranja, à frente de greening, leprose, pinta preta e cancro cítrico. Juntos, bicho furão e mosca das frutas foram responsáveis por 6,27% da queda de frutos, aumento de 11,5% em relação à safra 21/22, segundo dados do relatório da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Para redução dos prejuízos, o monitoramento de pragas com armadilhas é um aliado importante dos citricultores. A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, oferece aos produtores rurais, a tecnologia Ferocitrus Furão, que permite o monitoramento da presença do inseto no pomar antes que ele cause danos.

Ferocitrus Furão consiste em um kit com uma armadilha delta e uma pastilha com feromônio atrativo do bicho furão. Instalada nos pomares de citros, a pastilha libera continuamente a substância química semelhante àquela produzida pelas fêmeas do bicho furão, que atrai os machos para o acasalamento. Ao entrar em contato com as paredes revestidas com cola da armadilha delta, as mariposas ficam presas, permitindo a contagem de insetos encontrados.

De acordo com o número de mariposas capturadas semanalmente, deve-se ou não entrar com o controle químico/biológico na área para controle da praga. Dessa forma, com a armadilha, evita-se aplicações desnecessárias e inicia-se o controle no momento adequado, impedindo atinjam o nível de dano econômico. Cada armadilha tem ação de 30 dias.

Os citricultores interessados em mais informações sobre a tecnologia do Ferocitrus Furão devem entrar em contato com a unidade da Coopercitrus mais próxima.

A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 39 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Herbicida revoluciona controle de invasoras do arroz

Lançado no ano passado pela Sipcam Nichino Brasil, o herbicida de marca Sirtaki® 360 CS cresce safra após safra na rizicultura, sob a reputação...

Espécies de citros que produzem repelente contra o greening

O greening, ou huanglongbing (HLB), é considerado a doença mais destrutiva dos citros atualmente e a mais temida entre os produtores, por não possuir cura ou tratamento e se propagar com alta velocidade nos pomares.

Controle fitossanitário acertado da macieira

A saúde da macieira é fundamental para uma colheita de qualidade, por isso, é preciso fazer o controle da mariposa oriental

Reconil® deve tratar até 4 milhões de hectares de soja no ciclo 2020-21

Conforme a companhia, produto foi bem avaliado no Ensaio de Rede anual da Embrapa e transfere resultados favoráveis ao sojicultor, principalmente no controle da ferrugem e de doenças de final de ciclo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!