25.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesA evolução da mecanização da colheita florestal

A evolução da mecanização da colheita florestal

A mecanização da colheita florestal pode ser considerada uma atividade de evolução bastante recente, especialmente no Brasil.

Você já parou para pensar sobre a linha do tempo da mecanização da colheita florestal no Brasil?

Até a década de 1940, a colheita florestal no Brasil foi realizada de forma manual ou semimecanizada, pois ainda não existiam máquinas e equipamentos específicos para este fim. A partir dessa época, as atividades de colheita passaram a depender de máquinas agrícolas e industriais adaptadas.

Credito: Gustavo Castro
  • 1940 – Com uma exploração florestal essencialmente extrativista, a colheita era feita de forma manual e se viam pouquíssimas máquinas agrícolas adaptadas para a colheita florestal. 
  • 1970 – Com o advento dos cultivos florestais de espécies exóticas, se iniciou também a modernização da colheita florestal. Com isso, a indústria nacional começa a produzir algumas máquinas leves e médias para esse fim.  Surgem então tratores adaptados com pinças hidráulicas, mini skidders, skidders e autocarregáveis. 
  • 1980 – Chegam os primeiros Feller Bunchers de tesoura e de sabre, montados em triciclos e grade desgalhadora. 
  • 1994 –  Com a abertura do país para as importações, o aumento no custo de mão de obra, crescem as necessidades por mais ergonomia, mais eficiência e redução de custos e se inicia a mecanização extensiva da colheita florestal.
  • 2000 – Nesse período há o aumento significativo da mecanização da colheita florestal, o que reduz o tempo de colheita de horas por metro cúbico para minutos por metro cúbico.
  • 2020 – Urgência climática desafia a produção de máquinas mais eficientes, com menor impacto ambiental e alta eficiência. 

A fonte dessas informações é o livro Colheita Florestal, 3ª edição, 2014 de Carlos Cardoso Machado. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância e utilização do Glyphosate no café

Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Pedro Menicucci Netto pedromenicucci2010@hotmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membros do Grupo de estudos em Herbicidas, Plantas daninhas e...

Dia de campo sobre maracujá é realizado em Araguari

  A Britvic quer firmar parcerias com os produtores para o plantio de dois mil hectares de maracujá. O investimento gira em torno de R$...

Confiabilidade nas máquinas agrícolas e o impacto na produtividade

O emprego de tecnologias e soluções adesivas resulta no menor peso das máquinas, conferindo maior desempenho e durabilidade.

Vantagens da colheita mecanizada da alface

Existem colhedoras automotrizes e de arrasto. A alface é colhida realizando um corte rente nas raízes, eliminando as folhas velhas e danificadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!