Para a safra de grãos 22/23, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera um recorde de 312 milhões de toneladas colhidas. A expectativa também atinge o cultivo do amendoim principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Alcançar o crescimento estimado, no entanto, exige do produtor atenção à ocorrência de doenças e pragas, principalmente, durante a época de semeadura da leguminosa, iniciada em setembro.
“De todas as pragas que podem atacar a cultura do amendoim, tripes e as lagartas requerem bastante atenção. Ambos os casos fazem com que a área foliar diminua, reduzindo a fotossíntese e afetando o crescimento vegetal. Dessa maneira, a produtividade é afetada”, destaca Gustavo Vigna, gerente de marketing da região Centro-Leste da Ourofino Agrociência.
Para o controle dessas pragas, o inseticida sistêmico Racio é o ideal para a lavoura. O produto apresenta uma tecnologia inovadora com partículas micronizadas, o que possibilita menor degradação do ativo e redução do odor característico do ativo. Essa é uma das diversas tecnologias exclusivas da Ourofino Agrociência que proporciona mais homogeneidade na dissolução da calda e melhor performance no controle de pragas.
Além das pragas, as doenças são muito comuns no cultivo do amendoim, sendo a mancha-castanha (Cercospora arachidicola) e a mancha-preta (Cercosporidium personatum) as que mais afetam a produtividade, pois atacam a cultura logo no início, causando desfolhação precoce. Para combatê-la, são indicadas aplicações preventivas de fungicidas protetores, como o Nillus, da Ourofino Agrociência, que tem formulação inovadora, pois é composto por micropartículas que proporcionam melhor recobrimento das plantas e maior período de controle, contribuindo também para o manejo da resistência de doenças fúngicas.
A solução possui um complexo de tensoativos exclusivos que garantem melhor distribuição do produto sobre a superfície da folha e menor fotodegradação, além de flexibilidade de uso por ser compatível com outros produtos de aplicação foliar.
Gustavo ressalta que o clima quente e úmido, típico da época de plantio da cultura, favorece a disseminação de doenças. Por isso, é importante aplicar os fungicidas protetores e multisítios logo no início de desenvolvimento do amendoim. É importante também utilizar produtos que contenham mais de um mecanismo de ação, a fim de evitar problemas com resistência de fungicidas para essas doenças.