27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesA hora do amendoim: plantio é indicado até novembro

A hora do amendoim: plantio é indicado até novembro

Divulgação

Para a safra de grãos 22/23, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera um recorde de 312 milhões de toneladas colhidas. A expectativa também atinge o cultivo do amendoim principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Alcançar o crescimento estimado, no entanto, exige do produtor atenção à ocorrência de doenças e pragas, principalmente, durante a época de semeadura da leguminosa, iniciada em setembro.

“De todas as pragas que podem atacar a cultura do amendoim, tripes e as lagartas requerem bastante atenção. Ambos os casos fazem com que a área foliar diminua, reduzindo a fotossíntese e afetando o crescimento vegetal. Dessa maneira, a produtividade é afetada”, destaca Gustavo Vigna, gerente de marketing da região Centro-Leste da Ourofino Agrociência.

Para o controle dessas pragas, o inseticida sistêmico Racio é o ideal para a lavoura. O produto apresenta uma tecnologia inovadora com partículas micronizadas, o que possibilita menor degradação do ativo e redução do odor característico do ativo. Essa é uma das diversas tecnologias exclusivas da Ourofino Agrociência que proporciona mais homogeneidade na dissolução da calda e melhor performance no controle de pragas.

Além das pragas, as doenças são muito comuns no cultivo do amendoim, sendo a mancha-castanha (Cercospora arachidicola) e a mancha-preta (Cercosporidium personatum) as que mais afetam a produtividade, pois atacam a cultura logo no início, causando desfolhação precoce. Para combatê-la, são indicadas aplicações preventivas de fungicidas protetores, como o Nillus, da Ourofino Agrociência, que tem formulação inovadora, pois é composto por micropartículas que proporcionam melhor recobrimento das plantas e maior período de controle, contribuindo também para o manejo da resistência de doenças fúngicas.

A solução possui um complexo de tensoativos exclusivos que garantem melhor distribuição do produto sobre a superfície da folha e menor fotodegradação, além de flexibilidade de uso por ser compatível com outros produtos de aplicação foliar.

Gustavo ressalta que o clima quente e úmido, típico da época de plantio da cultura, favorece a disseminação de doenças. Por isso, é importante aplicar os fungicidas protetores e multisítios logo no início de desenvolvimento do amendoim. É importante também utilizar produtos que contenham mais de um mecanismo de ação, a fim de evitar problemas com resistência de fungicidas para essas doenças.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes especiais: Tecnologia para altas produtividades

Autores Miguel Henrique Rosa Franco Doutor em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Reginaldo de Camargo Professor de Gestão Ambiental na Agricultura -...

Duração do conflito entre Rússia e Ucrânia ditará movimentos do mercado de grãos

Fórum Nacional da Soja realizado durante a Expodireto Cotrijal discutiu cenários para o ...

Lavouras irrigadas: Investimento ou custo?

Com a irrigação é possível disponibilizar água na quantidade e no momento certo; proporciona fazer até três safras em uma mesma área e uma melhor utilização...

Quais as melhores opções para a próxima safrinha?

O aumento da área de cultivo e médias produtivas de milho segunda safra vêm na esteira de bons panoramas da cultura da soja e que proporcionam ao produtor a oportunidade de plantios em épocas mais antecipadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!