19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesA hora do amendoim: plantio é indicado até novembro

A hora do amendoim: plantio é indicado até novembro

Divulgação

Para a safra de grãos 22/23, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera um recorde de 312 milhões de toneladas colhidas. A expectativa também atinge o cultivo do amendoim principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Alcançar o crescimento estimado, no entanto, exige do produtor atenção à ocorrência de doenças e pragas, principalmente, durante a época de semeadura da leguminosa, iniciada em setembro.

“De todas as pragas que podem atacar a cultura do amendoim, tripes e as lagartas requerem bastante atenção. Ambos os casos fazem com que a área foliar diminua, reduzindo a fotossíntese e afetando o crescimento vegetal. Dessa maneira, a produtividade é afetada”, destaca Gustavo Vigna, gerente de marketing da região Centro-Leste da Ourofino Agrociência.

Para o controle dessas pragas, o inseticida sistêmico Racio é o ideal para a lavoura. O produto apresenta uma tecnologia inovadora com partículas micronizadas, o que possibilita menor degradação do ativo e redução do odor característico do ativo. Essa é uma das diversas tecnologias exclusivas da Ourofino Agrociência que proporciona mais homogeneidade na dissolução da calda e melhor performance no controle de pragas.

Além das pragas, as doenças são muito comuns no cultivo do amendoim, sendo a mancha-castanha (Cercospora arachidicola) e a mancha-preta (Cercosporidium personatum) as que mais afetam a produtividade, pois atacam a cultura logo no início, causando desfolhação precoce. Para combatê-la, são indicadas aplicações preventivas de fungicidas protetores, como o Nillus, da Ourofino Agrociência, que tem formulação inovadora, pois é composto por micropartículas que proporcionam melhor recobrimento das plantas e maior período de controle, contribuindo também para o manejo da resistência de doenças fúngicas.

A solução possui um complexo de tensoativos exclusivos que garantem melhor distribuição do produto sobre a superfície da folha e menor fotodegradação, além de flexibilidade de uso por ser compatível com outros produtos de aplicação foliar.

Gustavo ressalta que o clima quente e úmido, típico da época de plantio da cultura, favorece a disseminação de doenças. Por isso, é importante aplicar os fungicidas protetores e multisítios logo no início de desenvolvimento do amendoim. É importante também utilizar produtos que contenham mais de um mecanismo de ação, a fim de evitar problemas com resistência de fungicidas para essas doenças.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cebolicultores mineiros visitam área de produção em Santa Catarina

Produtores fizeram um intercâmbio técnico para conhecer a realidade da região e a performance das sementes Topseed Premium Na última semana, a equipe da linha de sementes de...

Tomate em cultivo protegido

AutoresDenilze Santos Soares denilzesoares@gmail.com Natalia Nayale Freitas Barroso nataliaff.agro@gmail.com Thaís Vitória dos Santos thaisvitoria104@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Graduandas em Agronomia - Universidade...

Qual a melhor variedade de marmelo para plantio?

Minas Gerais já foi grande produtor da fruta e pode retomar a atividade

Resistência é exigência para plantio de alface

A alface, uma das hortaliças mais populares, exige resistência para seu plantio em condições diversas de cultivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!