23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasA importância do Distribuidor de Insumos Agropecuários

A importância do Distribuidor de Insumos Agropecuários

A importância do Distribuidor de Insumos Agropecuárias como elo entre a indústria e o produtor rural, impulsionando o uso de tecnologia e levando informação e eficiência às lavouras e pastos em todo o mundo, foi enfatizada durante o painel Internacional O cenário global da distribuição de insumos do Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, que se encerra na quinta-feira, dia 10 de agosto.

Créditos: Divulgação

As vendas para proteção de cultivos no México alcançaram US$ 1,9 bilhão. São cerca de 30 culturas instaladas no país, sendo que apenas a plantação do milho ocupa uma área de 7,9 milhões de hectares. Mesmo assim, segundo Daniel Quiñonez, CEO Ansa Sapi, do México, o volume de grãos produzida é insuficiente para suprir as necessidades da população, exigindo a importação de alimentos.

De acordo Quiñonez, há entraves regulatórios e a aprovação de novas moléculas de químicos é lenta. Outra característica é a presença de agricultura de subsistência, com pequenos produtores no sul do país, enquanto do centro para o norte, a produção é tecnificada, o que cria o desafio de “levar tecnologia ao pequeno agricultor”.

Terceira maior economia do continente africano, a África do Sul possui uma diversificada agricultura que responde por 17% do PIB. Johan Nienaber, Diretor Regional Inteligro, da África do Sul, informou que os principais fornecedores globais de insumos estão presentes no território sul-africano, com distribuidores em consolidação.

Com o olhar voltado ao futuro, Nienaber entende que a diferenciação está no melhor entendimento das necessidades dos agricultores, para que possam demonstrar o valor do canal de distribuição. Ele apontou, ainda, a formação de mais especialistas em proteção de cultivos.  “A tecnologia é alavanca para plantar mais com menos”, afirmou.

Alberto Yoshida, Diretor Conselheiro Andav, por sua vez, antecipou dados que integram a 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição, a ser apresentada no último dia do Congresso, traçando um panorama do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários nacional. Característica do mercado brasileiro de distribuição de insumos é a grande presença de pequenas e médias empresas, com administração familiar, o que torna essenciais os serviços prestados pela Andav, como “a plataforma de inteligência de mercado, que inclui diversas pesquisas, que contribuem para a gestão do negócio das associadas, afinal, quanto mais informação, melhor poder de decisão”.

Marketing 5.0 – agregando valor para a distribuição

Pai do marketing moderno, Phillip Kotler participou do Congresso Andav 2023, mostrando que as transformações do mundo carregam oportunidades e desafios que exigem gestores capazes de assumirem essas mudanças.  Para ele, marketing é agregar valor e saber entender e definir o atributo desejado pelo consumidor que, mais do que o produto, busca uma experiência.

Assim como as grandes marcas construíram suas percepções, tais como a melhor engenharia da Mercedes, o entretenimento familiar da Disney ou a segurança da Volvo, também os produtos agropecuários podem seguir o modelo de diferenciação, inclusive de commodities como as laranjas da Flórida ou as batatas americanas.

Na agricultura, Kotler entende que o setor precisa explorar as modernas ferramentas, inclusive a inteligência artificial para a criação de anúncios mais assertivos, automatizando o marketing com métricas adequadas e com o estabelecimento de metas.

A Plenária do Congresso Andav 2023 debate o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro e conta com cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, e com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, agronomia, pesquisa, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.

O Congresso Andav 2023 é o principal ponto de encontro do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários no Brasil. A edição deste ano está reunindo mais de 160 marcas nacionais e internacionais, e deve receber mais de 10 mil profissionais do setor, que estão conhecendo novos produtos e serviços, que contribuirão para ampliar o fortalecimento e sustentabilidade das empresas da Distribuição de Insumos Agropecuários, que são responsáveis por levar ao campo produtos, boas práticas, tecnologias e inovação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como será o mercado de insumos em 5 anos?

O mercado de insumos agrícolas vem passando por profundas mudanças, incluindo excesso ...

Operações de barter: a revolução do Agro

No agronegócio, uma modalidade de financiamento de insumos que vem se destacando como uma importante estratégia de financiamento de custeio da safra, são as operações de barter.

Alta dos insumos

O setor agropecuário vive nos últimos dois anos momentos semelhantes a uma montanha russa.

Grupo Lavoro anuncia aquisição da Sollo Sul Insumos Agrícolas

Empresa mantém o pé no acelerador e consolida sua presença no sudoeste paranaense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!