25.6 C
Uberlândia
domingo, abril 27, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesA internet: possibilidades x necessidades no agronegócio do Brasil

A internet: possibilidades x necessidades no agronegócio do Brasil

Saiba como a internet tem sido grande aliada para o agronegócio.

André Luiz Delgado Corradinimestre em gestão do conhecimento e Professor da área de Ciências Agrárias na Uninter 

A internet tem sido uma ferramenta fundamental para impulsionar diversos setores da economia e o agronegócio não é exceção. Nos últimos anos, a tecnologia revoluciona como as empresas agrícolas trabalham, permitindo maior eficiência, produtividade e rentabilidade. 

André Luiz Delgado Corradini

Uma das maiores necessidades do agronegócio é o acesso à informação. A internet fornece aos produtores informações sobre os preços de commodities, previsões meteorológicas, dados de mercado, entre outras informações cruciais para tomar decisões informadas sobre a produção e comercialização de seus produtos. 

Além disso, a internet ajuda a conectar produtores com consumidores finais, eliminando intermediários e permitindo uma relação mais direta e transparente. Mediante as plataformas de comércio eletrônico e redes sociais, os produtores podem anunciar seus produtos, estabelecer preços e receber pagamentos diretamente dos consumidores. 

Outra necessidade importante do agronegócio é a gestão eficiente da produção e novamente, a internet permite que os produtores monitorem e gerenciem suas fazendas e lavouras de forma mais eficiente, via sensores e dispositivos conectados, que fornecem dados em tempo real sobre o clima, a umidade do solo e outros fatores importantes para a produção. 

A tecnologia ajuda a melhorar a eficiência do uso de recursos, saio para beber e fertilizantes, reduzindo custos e impactos ambientais. Por meio de sistemas de irrigação inteligentes e monitoramento do uso de fertilizantes, os produtores podem otimizar o uso desses recursos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção. 

As possibilidades oferecidas pela internet para o agronegócio são enormes. Uma das tendências mais promissoras é a adoção de tecnologias de agricultura de precisão, que utilizam drones, sensores e outras tecnologias para monitorar a produção em tempo real e tomar decisões baseadas em dados. Essas tecnologias permitem que os produtores identifiquem problemas de produção com mais rapidez e precisão, otimizando a produção e aumentando a rentabilidade. 

No entanto, para aproveitar todo o potencial da internet no agronegócio, é necessário superar alguns desafios. Um deles é a falta de acesso à internet em áreas rurais, que pode limitar o uso de tecnologias digitais pelos produtores.  Os números são significativos e mostram o grande desafio que os governos precisam superar. Segundo o censo agropecuário, realizado pelo IBGE em 2017, mais de 70% das propriedades rurais não possuíam conexão de internet, isto mostra que o país possui 5,07 milhões de propriedades rurais, das quais 71,8% ainda não têm acesso à internet. Isto só poderá ser resolvido com a ação específica dos governos no que se refere à infraestrutura de comunicações. Um processo que, muitas vezes, acaba caminhando em velocidade diferente ao desenvolvimento tecnológico. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Agronegócio precisa comprovar produção livre de desmatamento

Índice inédito avalia propensão de conformidade da produção agrícola nacional à legislação europeia que determina importações com desmatamento zero.

Copercampos comemora 52 anos com novos projetos voltados à sustentabilidade no campo

O crescimento da Copercampos é resultado do compromisso do agricultor com o cooperativismo, da força das mãos de pessoas guerreiras que desenvolvem a agropecuária de forma sustentável.

3º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio reforçou a importância da segurança jurídica para a competitividade do setor

Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio (CBDA) mostrou a importância da segurança jurídica para que o agro siga com sua vocação de produtor e exportador de alimentos, fibras e bioenergia.

Reforma tributária e o agronegócio

Uma transformação necessária para impulsionar a prosperidade no campo e consolidar a base de uma economia agrícola robusta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!