26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAbacates do Brasil na Fruit Attraction 2024: impulsionando a abacaticultura brasileira

Abacates do Brasil na Fruit Attraction 2024: impulsionando a abacaticultura brasileira

A Abacates do Brasil levará para a Fruit Attraction uma série de novidades para a fruticultura, desde embalagens inovadoras até novas variedades de frutas.

No cenário da Fruit Attraction, uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas, a participação da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (Abacates do Brasil), liderada pelo empresário Ronaldo Morini Ferreira, chega garante novas oportunidades para a fruticultura brasileira.

Em um país com o maior potencial agrícola do mundo, a fruticultura brasileira se destaca pela diversidade de solo, clima, altitudes e abundância de água. E a Abacates do Brasil, tem desempenhado um papel crucial, ao participar das principais feiras internacionais, ao lado da Abrafrutas, em um momento em que a fruticultura mundial está experimentando um crescimento significativo.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, os esforços da associação têm facilitado a exportação, impulsionando tanto o mercado externo quanto interno. Com expectativas de ampliar horizontes, estabelecer novos negócios, incorporar novas tecnologias e explorar novos mercados e oportunidades, a Abacates do Brasil tem trabalhado em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com o apoio da Abrafrutas para abrir novos mercados, incluindo Chile, Índia, China e EUA nos próximos dois anos.

Novidades

Ronaldo Ferreira antecipa que a Abacates do Brasil levará para a Fruit Attraction uma série de novidades para a fruticultura, desde embalagens inovadoras até novas variedades de frutas. “Embora a produção tenha registrado uma redução em 2024 em comparação com o ano anterior, com uma estimativa entre 12 e 15.000 toneladas, o potencial do país continua imenso”, avalia o empresário.

Com plantios em vários estados, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, região de Petrolina e Chapada Diamantina na Bahia, a Abacates do Brasil tem buscado não apenas expandir sua presença nacional, mas também abrir novos mercados internacionais.

Por meio da participação em eventos, como seminários e congressos, a Abacates do Brasil visa fornecer informações valiosas aos produtores, agregando valor e fortalecendo a fruticultura brasileira como um todo.

Um dos principais pilares da atuação da Abacates do Brasil é a fidelidade ao produtor, promovendo seu fortalecimento e oferecendo suporte para produzir mais e melhor. Embora o Brasil enfrente desafios, como problemas com água, clima e solo, Ferreira ressalta a importância do investimento, afirmando que “o retorno vem, mas é preciso investir”.

Assim, a participação da Abacates do Brasil na Fruit Attraction não apenas vai destacar as conquistas e os desafios da fruticultura brasileira, mas trilhar um caminho promissor para o setor, impulsionando-o em direção a um futuro de crescimento sustentável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Azeite de abacate

Entre os alimentos fontes de boas substâncias, o óleo de abacate se destaca pela excelente ...

Manejo nutricional do abacateiro

Bruna do Amaral Brogio Doutoranda em Fitotecnia " ESALQ/USP brunabrogio@usp.br Tatiana Cantuárias-Avilés Doutora em Agronomia, consultora e pesquisadora em abacates Simone Rodrigues da Silva Doutora e professora do Departamento de...

Cenoura ficou mais cara, mas continua com preços atrativos na maior parte do país

Entre as cinco hortaliças mais consumidas pelos brasileiros, apenas a cenoura teve alta generalizada no atacado em janeiro. O aumento chegou a 22,15% na...

Minas pesquisa óleo de abacate

  Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) estudam a extração de óleo fino de abacate pelo sistema de centrifugação, o mesmo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!