28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiManejo nutricional do abacateiro

Manejo nutricional do abacateiro

Bruna do Amaral Brogio

Doutoranda em Fitotecnia ” ESALQ/USP

brunabrogio@usp.br

Tatiana Cantuárias-Avilés

Doutora em Agronomia, consultora e pesquisadora em abacates

Simone Rodrigues da Silva

Doutora e professora do Departamento de Produção Vegetal “ESALQ/USP

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O abacate não é um fruto consumido pelo teor de açúcares, como a maioria das frutas. Para determinar a qualidade do fruto em abacateiros trabalha-se com teor de óleo e umidade da polpa, inclusive para determinação do ponto de colheita.

Para uma produção bem sucedida, o ponto-chave é o manejo nutricional adequado da cultura segundo as fases do seu ciclo fenológico. Em se tratando do abacateiro, este possui ciclos de crescimento de raízes, que no Brasil geralmente ocorrem nos meses de agosto, novembro e fevereiro, e ciclos de crescimento de brotações, geralmente nos meses de setembro, outubro e janeiro.

O solo

Em períodos de crescimento de raízes deve-se corrigir o solo com calcário e/ou gesso e utilizar adubos contendo nitrogênio, fósforo e potássio, ácido bórico, sulfato de zinco, fosfito de potássio e pó de rocha.

No período de crescimento das brotações deve ser realizada a adubação foliar. Na pré-florada são recomendadas aplicações de boro, na florada devem ser realizadas aplicações de nitrato de cálcio e nas brotações que crescem acima das inflorescências, boro e zinco.

Manejo

A recomendação da adubação sempre deve ser baseada na análise do solo, análise foliar e na expectativa de produção da cultura. Para a adubação orgânica, pode ser utilizado o esterco de boi e de galinha curtido, composto de esterco mais palhada e composto organomineral, que devem ser aplicados em julho/agosto, após a calagem.

Para a adubação mineral pode ser usado adubo simples ou formulado, evitando-se o uso de cloretos. Em abacateiros irrigados, se faz de julho a abril e nos não irrigados, de setembro a abril.

Como fontes de nitrogênio podem-se utilizar nitratos ou amoniacais. Fonte de fósforo: fosfato natural, termofosfato e MAP. Fonte de potássio: sulfatos. Fonte de cálcio: calcário e gesso. Fonte de magnésio: calcário, sulfatos. Fonte de boro e zinco: ácido bórico e sulfato de zinco.

No período de crescimento das brotações deve ser realizada a adubação foliar - Crédito Bruno Henrique
No período de crescimento das brotações deve ser realizada a adubação foliar – Crédito Bruno Henrique

Cuidados

A adubação de solo sempre deve ocorrer antes ou após as chuvas e em período de crescimento de raízes. Também pode-se acrescentar, nesse período, pó de rocha e fosfito de potássio.

Já a adubação foliar sempre deve ser realizada em época de crescimento de brotos. Na pré-florada, pulverizar com ácido bórico, fungicida e inseticida. Na florada, pulverizar com nitrato de cálcio e fungicida e no fluxo de brotações novas, pulverizar com ácido bórico, sulfato de zinco e inseticida para lagartas.

Custo

Não há estudos sobre o custo do manejo nutricional, no entanto, segundo o Agrianual (2016), o custo com fertilizantes representa cerca de 15% do custo total de produção.

Cada produtor possui uma planilha de adubação específica, que depende da idade das plantas, da fonte de adubo utilizada e da quantidade aplicada. Embora não haja análise econômica do custo-benefício da aplicação de fertilizantes, a nutrição dos abacateiros é fundamental para obter uma boa produtividade.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos – A recuperação do estresse das plantas

  Jorge Jacob Neto Engenheiro agrônomo., Ph.D. e professor titular do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ j.jacob@globo.com Joice de Jesus Lemos Engenheira agrônoma, doutora e professora do Departamento de...

Ácidos húmicos aumentam a eficiência do NPK

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário...

Alerta – Nematoides em ambiente protegido

  Carlos Eduardo Rossi Pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC-Campinas) rossi@iac.sp.gov.br Ninguém quer perder dinheiro, principalmente se o destino for para sobrevivência ou mesmo investimento. Quando alguém ouve...

Exigências nutricionais da bananeira

  Equipe da Embrapa Mandioca e fruticultura   O cultivo da banana demanda grandes quantidades de nutrientes para manter bom desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. O potássio e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!