22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAbertura Oficial da Colheita do Arroz é anunciada na Expointer

Abertura Oficial da Colheita do Arroz é anunciada na Expointer

Evento que chega a sua 34ª edição ocorrerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão.

Com o tema “Gestão Potencializando Safras”, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), juntamente com o Senar RS e a Embrapa, correalizadores do evento, e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na qualidade de apoiador, lançou nesta segunda-feira, 28 de agosto, na Expointer, a 34ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Representantes de lideranças do setor e de instituições, como Farsul e Fetag, além de parlamentares estaduais e federais e o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, estiveram presentes no ato ocorrido no auditório do Senar-RS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e que contou também com a participação de parlamentares e produtores.

Créditos: Divulgação

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, afirmou em seu discurso que o evento pretende evidenciar a importância da gestão eficiente em todas as áreas da propriedade. Reforçou que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, com mais de 70% do volume nacional e lidera a busca por soluções comerciais e de produtividade. Segundo o dirigente, o aprimoramento da gestão nas propriedades permite que o rizicultor enfrente o custo de produção, um dos principais desafios da cadeia do arroz. “Além de aprimorar a gestão, as propriedades seguem tendo que aprofundar as técnicas de diversificação de culturas, tanto para o manejo agronômico quanto para a garantia de rentabilidade em diferentes cenários. “Com a produção de grãos, somos um dos responsáveis pela manutenção da segurança alimentar no Brasil. Seguiremos no protagonismo”, destacou Velho.

O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, por sua vez, reforçou a centralidade da diversificação das culturas para garantir a rentabilidade do produtor, colocando que isso estimula o crescimento do Estado e do país. Para o secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes, a união entre os produtores e os órgãos governamentais e privados de pesquisa é capaz de encontrar as soluções para os desafios apresentados pela gestão das propriedades. Já o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, disse que grande parte dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros passa por debates em eventos como a Colheita do Arroz.

A programação vai contar com palestras, debates, feira, vitrines tecnológicas, homenagens e o Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento é uma realização da Federarroz e correalização da Embrapa e do Senar e o apoio do Irga.

ARTIGOS RELACIONADOS

Startup lança na Expointer plataforma de análise de risco automatizada para crédito no agronegócio

Criada por um time multidisciplinar que conta com Maria Flavia Tavares, Claudio Coutinho e João Torres, a Celeiro pretende democratizar o crédito no Brasil

Noz pecan volta a ser destaque na vitrine da Expointer

IBPecan prepara ações na feira em busca de qualificação e abertura de novos mercados

Expointer acontece de 29 de agosto a 06 de setembro

  A 38ª Expointer, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América...

41ª Expointer – Nossa gente, nossa força

A 41ª Expointer ocorrerá de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A maior feira agropecuária...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!