18.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasABIC apresenta protocolo brasileiro e uso de IA na análise do café na...

ABIC apresenta protocolo brasileiro e uso de IA na análise do café na Specialty Coffee Expo

A palestra acontecerá no dia 12 de abril e será conduzida por Camila Arcanjo, Mestre em Análise Sensorial e Consultora de Qualidade da ABIC

Imagem ilustrativa/arquivo

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) irá apresentar o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados na Specialty Coffee Expo, em Chicago, EUA, no dia 12 de abril, às 13h. Camila Arcanjo, Mestre em Análise Sensorial e Consultora de Qualidade da ABIC, será responsável por conduzir a palestra, cujo objetivo é exportar conhecimento sobre o tema e apresentar aos participantes as diferenças entre os estilos de cafés, as principais características de qualidade do produto após a torra e as preferências e entendimentos dos consumidores de todo o Brasil, atualmente segundo maior mercado consumidor do mundo.

Ademais, a pesquisadora irá abordar o histórico do Programa de Certificação da ABIC, pioneiro e utilizado como referência em mais de 60 países, e as atualizações que a instituição promoveu ao longo dos últimos anos, alinhando demandas da indústria às tecnologias de campo e processos com foco no consumidor.

A expectativa é que os ouvintes entendam o processo de construção e organização que a ABIC empregou para o desenvolvimento do Programa de Certificação de Cafés Torrados em um dos maiores mercados consumidores do mundo, o Brasil. E, ainda, como esse processo é conduzido e como a análise sensorial contribui para o seu sucesso.

“A ABIC criou um grupo técnico para entender melhor a demanda do consumidor, com base na ciência sensorial, na neurociência e nas tendências de mercado. O grande desafio do Protocolo é torná-lo mais acessível, porque é uma ferramenta de grande utilidade que se baseia em análise sensorial para controle de qualidade. Por esse motivo, o nosso foco é o consumidor, para que a gente possa comunicar o que ele precisa saber na hora da compra, para escolher o seu café preferido dentre os vários estilos existentes”, afirma Camila Arcanjo.

Inteligência Artificial e café

Uma das grandes novidades dessa nova metodologia de avaliação de café é o uso inovador da Inteligência Artificial para definir os estilos de café. Um aplicativo com algoritmo exclusivo e inédito é utilizado pelos avaliadores no momento de análise das bebidas. As notas e intensidades dos diferentes atributos são inseridas no aplicativo e, por meio da IA, é definido o estilo da bebida.

Com isso, a metodologia deixa ainda mais objetiva e assertiva a análise do café, evitando qualquer tipo de viés que a subjetividade dos avaliadores possa trazer à classificação da bebida. 

ABIC aposta na autonomia do consumidor

No que diz respeito à avaliação e classificação do café torrado, é importante ressaltar o pioneirismo da ABIC, que sempre prezou pela segurança e qualidade da bebida. Através dos estilos estabelecidos pela Associação, o consumidor pode compreender e escolher se prefere uma bebida com mais ou menos acidez, doçura e amargor, dentre outros atributos. Dessa forma, é possível promover conhecimento e garantir a autonomia dos apreciadores no momento de decisão da compra, selecionando o estilo de bebida que melhor lhe agrada.

Durante a pesquisa, realizada em quatro capitais, com provas de café às cegas, foi possível perceber que o consumidor brasileiro conhece café e sabe reconhecer qual a bebida que mais lhe agrada. 

A maioria dos consumidores não gostou, por exemplo, da bebida Fora de Tipo, aquela de pior qualidade, que a ABIC não certifica por não apresentar qualidade mínima e que precisa vir com essa denominação na embalagem. 

Os consumidores mostraram que apreciam tanto os cafés canéforas (conilon ou robusta), quanto os arábicas e blends. Muitos têm preferência pela bebida que apresenta amargor de equilibrado a intenso, atualmente o estilo de café mais consumido em todo o país. 

O estudo que será apresentado na feira também traz recomendações de como a indústria de torrefação e moagem de café deve comunicar os estilos de café em suas embalagens, pois, durante a pesquisa, o consumidor revelou os atributos e a linguagem que mais contribui na sua decisão de compra. O aroma, por exemplo, é o atributo que mais influencia na escolha do café segundo os apreciadores da bebida no Brasil.  

Specialty Coffee Expo

A Speciality Coffee Expo acontece de 12 a 14 de abril, em Chicago. Organizada pela Speciality Coffee Association (SCA), a feira dá a oportunidade de torrefadores e varejistas exporem os seus produtos, interagirem com os tomadores de decisão do setor e aperfeiçoarem as suas carreiras profissionais, participando de inúmeras palestras e oportunidades de aprendizado prático.

Os profissionais de alimentos e bebidas, bem como os entusiastas do café de todas as origens, podem ver os produtos de café mais inovadores e avançados do setor, assistir às competições e aprender como integrar cafés especiais em seus planos de negócios existentes.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Mecanização da colheita reduz custo de produção

Laila de Carvalho Henrique Assistente do Departamento de Qualidade da Empresa Júnior de Agronomia " EJAGRO e coordenadora de Ensino e Extensão " GEFIT da...

JKS – 15 anos de atuação no mercado do agronegócio

A JKS tem 62 anos de existência e no segmento do agronegócio faz 15 anos em 2018. A empresaproduz e comercializa bandejas, potes e...

Uniparts recepciona clientes no Dia do Agricultor

No dia do agricultor, 28 de julho, a Uniparts promoveu em sua sede, em Uberlândia (MG), um café durante todo o dia para receber...

Horticultura possui tecnologia no campo?

O advento dos veículos aéreos não tripulados (Vants) ou drones trouxe à tona o emprego acentuado de programas computacionais para aquisição, tratamento e análise das imagens...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!