28.6 C
Uberlândia
terça-feira, dezembro 10, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAbisolo reúne conteúdos científicos sobre fertilizantes especiais

Abisolo reúne conteúdos científicos sobre fertilizantes especiais

Denominada Conexão Ciência, ela já acumula artigos de revistas nacionais e internacionais

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) lançou recentemente a plataforma Conexão Ciência que visa consolidar em um só lugar a produção científica relacionada aos produtos do setor, publicadas nas principais revistas nacionais e internacionais. A plataforma já reúne mais de 300 artigos e deverá chegar a mil conteúdos até o final desse ano.

Em desenvolvimento há cerca de um ano, a Conexão Ciência é uma parceria da Abisolo com algumas das principais universidades agrícolas do Brasil, dentre elas a Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto tem como objetivo demonstrar os benefícios das tecnologias do setor para o aumento da performance, da sustentabilidade da produção e para a recuperação da fertilidade dos solos.

Presidente da Abisolo
Créditos: Divulgação

“A produção científica tende a ficar restrita ao meio acadêmico. Nós idealizamos a Conexão Ciência para que ela seja um espaço de convergência dos conhecimentos sobre fertilizantes especiais, com uma linguagem mais acessível para que todos os interessados na indústria de fertilizantes especiais possam consultá-la”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Clorialdo Roberto Levrero.

Com design semelhante aos mecanismos de buscas mais acessados na internet, agricultores, profissionais do setor, estudantes entre outros interessados poderão realizar pesquisas por autores, ano de publicação do estudo, culturas (cereais, frutíferas, florestais, hortaliças, entre outros, como café, cana-de-açúcar, alfafa, trigo e grão-de-bico) e segmentos de fertilizantes especiais. Outros critérios possíveis para pesquisas são agricultura sustentável, aumento de produtividade, metabolismo ou mitigação de estresses abióticos.

As universidades e instituições de pesquisas interessadas podem enviar artigos para a plataforma da Abisolo por meio do e-mail conexaociencia@abisolo.com.br ou via formulário no Fale Conosco, no site da Conexão Ciência. O acesso ao conteúdo é gratuito e pode ser realizado por meio de computadores e dispositivos móveis como celulares e tablets.

A Conexão Ciência foi apresentada ao público, pela primeira vez, durante a Hortitec, em junho de 2023.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alta nos fertilizantes: como revendedores podem encontrar o melhor preço?

O coração da movimentação de fertilizantes no Brasil é o revendedor, que consegue encontrar o melhor preço, conectando-se aos fabricantes por meio de novas tecnologias.

Análise foliar complementa a de solo

No estabelecimento do programa de adubação do cafezal, muitos fatores devem ser observados, dentre eles a fertilidade do solo, variedades, espaçamento, vigor, carga pendente, ou seja, fatores indicativos do potencial produtivo e as necessidades do cafeeiro a ser adubado, além, claro, da análise foliar (Pereira et al., 1996).

Yara amplia funcionalidades do aplicativo Atfarm e implementa mapa inédito de absorção de nitrogênio

Novidade traz mais precisão ao monitoramento de culturas por meio da nova função “Comparação de Biomassa”.

Desvalorização dos fertilizantes resulta em atraso das compras para 2023

Mais atrasadas que a média histórica, compras para a safrinha devem ganhar força nas próximas semanas, diante de RTs atraentes para os agricultores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!