27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesInovação no agro amplia competitividade

Inovação no agro amplia competitividade

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG e da B3, a bolsa do Brasil, marcado para o dia 7 de agosto, destacará o papel da inovação para ampliar a competitividade do setor, impulsionando o crescimento das cadeias de valor e dos mercados. A inovação está presente nas agroindústrias e nas propriedades rurais, aumentando a produtividade das lavouras e da produção agrícola, para ofertar alimentos nutritivos e de qualidade, fibras e energias renováveis, para o Brasil e para mais de 200 países.

No painel Inovação e Mercados, moderado por Ingo Plöger (vice-presidente da ABAG), Alexandre Bernardes (vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA), Amauri Vasconcelos (presidente da BrasilSeg), e Juca Andrade (vice-presidente de Produtos e Clientes da B3) abordarão a inovação em mercados estratégicos para o agro nacional: máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e biocombustíveis; seguro rural; e investimentos, crédito e financiamentos.

“As máquinas agrícolas contam com tecnologias embarcadas que diminuem o consumo de combustível e aumentam a eficiência no plantio e na colheita. Os biocombustíveis têm transformado o setor de transportes, e são inúmeras pesquisas e testes para uso intenso no agro. A B3 tem trazido soluções inovadoras para ampliar o escopo de crédito e financiamento para o produtor rural e para as agroindústrias”, analisa Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, que acrescenta que o seguro rural é um tema de extrema importância para o setor, que é impactado por fenômenos e pelas mudanças climáticas. “Basta avaliar os prejuízos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul no início deste ano”, pontua.

As inscrições para participar do Congresso nas modalidades presencial e online estão abertas, e podem ser feitas por meio do site oficial. Considerado um dos mais importantes eventos do setor no país, tem como tema central Brasil Agro: Inovação e Governança e contará ainda com mais três painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Geopolítica e Goverança; Governança e Perspectivas.

O evento terá ainda as homenagens da ABAG para José Luiz Tejon Megido e para o pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberão, respectivamente, o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023 e Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023.

Serviço: 
22º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Presencial e On-Line
Tema:
Brasil Agro: Inovação e Governança
Data: 7 de agosto de 2023
Horário: das 9h às 18h
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559
Informações: https://congressoabag.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

A nova era da digitalização do setor agro

A pandemia facilitou um processo de digitalização que deve revolucionar o relacionamento do setor com seu público-alvo.

Empresas devem economizar R$ 28 bi ao ano com reforma tributária

Aprovação do texto deve reduzir horas gastas com o pagamento de impostos e a burocracia, mas transição vai demorar, diz especialista.

Florestas ambientais: caminhos abertos, grande futuro

A floresta, suas riquezas, vantagens e um valor inestimável.

Tendências do mercado agro para a próxima década

Espera-se que a população global represente 9,7 bilhões de pessoas até 2050, o que atenderá a demanda por alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!