28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAbobrinhas híbridas se destacam na resistência a viroses

Abobrinhas híbridas se destacam na resistência a viroses

As abobrinhas híbridas são verdadeiras guerreiras no combate às viroses, oferecendo resistência e produtividade excepcionais para os agricultores

A cultura da abobrinha tem a sua produtividade impactada pelas viroses, um problema recorrente em todos os polos produtores. Para ter uma lavoura com menos índices de plantas com vírus, os agricultores realizam escolhas estratégicas, começando pela seleção de sementes ou mudas de procedência comprovada, até o manejo e pós-colheita.
Nesse sentido, as sementes híbridas desempenham um papel fundamental no processo produtivo, visto que agregam tanto para a segurança contra viroses quanto para a quantidade de frutos produzidos, garantindo estoque para o mercado e produtos de qualidade para os consumidores finais.

Crédito: Agristar

Importância do manejo

A condução adequada do manejo também é um ponto-chave para a obtenção de melhores resultados na produção de abobrinha. Segundo o especialista em cucurbitáceas da Agristar, Rafael Zamboni, deve-se evitar plantios nas épocas mais frias do ano onde o inverno é rigoroso, pois a cultura não tolera geadas. “Essa é uma cultura sensível a temperaturas baixas, pois elas prejudicam o desenvolvimento das plantas e a polinização das flores pelas abelhas, resultando em frutos malformados e baixa produtividade”.
De acordo com o especialista da Agristar, as melhores soluções em recursos e manejo são trabalhar com materiais resistentes, por meio de monitoramento e combate, além de evitar plantios novos perto de áreas velhas. “Dessa forma, evita-se que a produção seja afetada pelas principais doenças e pragas que atingem a cultura, como o oídio, míldio e viroses”.

Flora F1

Com o objetivo de levar essa rentabilidade ao negócio dos produtores de abobrinha, a variedade híbrida Flora reúne essas características fundamentais para o êxito da cultura nas propriedades, além de apresentar frutos uniformes, o que gera maior aceitação entre os consumidores finais e, consequentemente, mais oportunidades de comercialização para os agricultores.
Zamboni explica que a abobrinha Flora se destaca tanto entre produtores menos tecnificados como nas propriedades que dispõem de mais recursos tecnológicos para o processo produtivo.

Aliando resistências à produtividade

Ser resistente a doenças é uma característica que destaca a abobrinha Flora no segmento desse HF. Seu pacote inclui resistência às viroses ZYMV (vírus do mosaico amarelo da abobrinha de moita), WMV (mosaico da melancia), e PRSV-W (mancha anelar do mamoeiro), o que assegura uma boa pós-colheita e, como consequência, uma produção com qualidade e quantidade satisfatórias ao agricultor.
O produtor Anderson de Medeiros Oliveira, que produz a variedade da linha Topseed Premium em Teresópolis (RJ), reforça a importância desse diferencial da abobrinha Flora. “Escolhi plantá-la por ser mais resistente a viroses. Tive problemas com outros materiais anteriormente e, com a Flora, venho obtendo ótimos resultados de produtividade e qualidade de frutos”.
A experiência de Alan da Rocha Veiga, que gerencia a revenda Ruraltec em Sumidouro (RJ), no atendimento a clientes buscando a abobrinha Flora confirma o depoimento de Oliveira. “O produtor sempre comenta pontos fortes do produto, como a resistência às doenças nos períodos chuvosos de nossa região, alta produtividade e o formato do fruto bem uniforme”, explica Veiga.

ARTIGOS RELACIONADOS

Resistência de plantas daninhas é reflexo da falta de opção de pré-emergentes

O uso repetido de herbicidas com mesmo mecanismo de ação para controlar plantas daninhas, em um mesmo ciclo da cultura e continuado durante anos, sem a adoção de práticas de manejo para prevenir a resistência, é a principal causa do surgimento e dispersão de populações de plantas daninhas resistentes a herbicidas no Brasil.

Nutrição favorece resistência à podridão floral dos citros

Uma nutrição adequada é a chave para fortalecer os citros e torná-los mais resistentes à podridão floral, garantindo uma colheita saudável e produtiva.

Novo caso de resistência ao glifosato

A resistência ao glifosato é um sério desafio para a agricultura.

Importância do posicionamento no manejo de daninhas

Para agir contra esse as plantas daninhas, uma das principais soluções é o produtor aplicar os herbicidas em pré-emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!