23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAçaí: o superalimento brasileiro celebra seu dia

Açaí: o superalimento brasileiro celebra seu dia

No coração da Amazônia, o dia 5 de setembro ganha um sabor especial: é o Dia do Açaí, uma celebração que vai muito além de suas características gastronômicas.

Na jornada da gastronomia e nutrição, o país celebra o Dia do Açaí, comemorado em 5 de setembro. A fruta, originária do bioma amazônico, tem uma rica história, tradição e uma presença cultural dominante no Brasil, tornando-se cada vez mais um superalimento apreciado no mundo inteiro. O açaí é uma pequena fruta de cor roxa escura, quase preta, que cresce nos açaizeiros, palmeiras nativas da região amazônica.

Créditos: Divulgação

De acordo com relatos históricos, os povos indígenas da região já o consumiram há séculos, moendo os frutos para produzir uma massa que era consumida com peixe ou caça. Para as tribos indígenas, o açaí era uma fonte crucial de alimento durante o período de chuvas, quando a caça e a pesca se tornaram mais escassas.

Os colonizadores portugueses incorporaram essa superfruta à sua dieta e, a partir de então, o açaí começou a se espalhar para outras partes do país, ganhando popularidade em regiões como o Pará e o Maranhão, onde se tornou um componente essencial da dieta local.

Com o passar do tempo, o alimento deixou de ser apenas um sustento para os moradores das regiões ribeirinhas da Amazônia e passou a ser um ícone da culinária brasileira. No início dos anos 2000, o açaí ganhou notoriedade internacional como um superalimento, sendo amplamente consumido na forma de smoothies, sorvetes, sucos e até mesmo em pratos salgados.

É impossível falar da fruta sem destacar sua importância cultural. Ele é o centro de festivais e eventos regionais, como o Festival do Açaí em Belém do Pará, que celebra a colheita. No esporte, o açaí ganhou notoriedade como um alimento preferido entre os praticantes de jiu-jitsu e surf, que valorizam a energia e os nutrientes que ele oferece.

Ele também é um poderoso aliado à saúde. Rico em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, garantindo a prevenção de doenças cardíacas e câncer. Possui altos níveis de cálcio, ferro, potássio e vitaminas, sendo um aliado para a saúde óssea, o sistema imunológico e a saúde do coração. 

Como pioneira no setor e líder de categoria, a Frooty se orgulha de ser a pioneira na celebração do Dia do Açaí. Mais do que festejar uma simples iguaria, a data serve como uma plataforma para disseminar o açaí como um emblema global de qualidade alimentar, riqueza cultural e biodiversidade sustentável, oriundos do coração da Amazônia brasileira. O objetivo da empresa é alavancar o conhecimento e a apreciação deste superalimento em escala mundial. A Frooty usa a data como uma oportunidade para educar as pessoas sobre as origens autênticas, os inúmeros benefícios nutricionais e a importância de uma colheita e produção sustentáveis do açaí.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo nutricional do abacateiro

Bruna do Amaral Brogio Doutoranda em Fitotecnia " ESALQ/USP brunabrogio@usp.br Tatiana Cantuárias-Avilés Doutora em Agronomia, consultora e pesquisadora em abacates Simone Rodrigues da Silva Doutora e professora do Departamento de...

Bagaço de cana é alternativa para gerar energia

Empresa exporta excedente da produção energética para o Sistema Interligado Nacional. A competitividade da indústria brasileira está fortemente correlacionada ao custo de um dos seus principais insumos:...

A importância da calagem e gessagem na cultura do cedro australiano

  Eduardo Stehling Biólogo e gestor de melhoramento da Bela Vista Florestal   Talvez por ser biólogo, tendo trabalhado como professor por alguns anos, gosto de escrever para...

Ouro roxo: açaí gera mais de R$ 3 bilhões para o Brasil

De olho nesse mercado bilionário, família do Paraná inova e começa a comercializar o açaí raiz para sorveterias, que terão a chance de gourmetizar o produto conforme a escolha do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!