26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioEventosMinas Gerais comemora o Dia Nacional do Campo Limpo

Minas Gerais comemora o Dia Nacional do Campo Limpo

A data comemora o engajamento de agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias e poder público na preservação ambiental em cerca de 114 cidades de diversas regiões do país.

No próximo dia 18 de agosto o Brasil celebra o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL). Em sua 19ª edição, o evento marca o empenho do setor agro na busca de atividades mais sustentáveis. Sob o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a data visa reconhecer os resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Em Minas Gerais, serão promovidas atividades em sete cidades: Montes Claros, Patrocínio, Pouso Alegre, São Joaquim de Bicas, São Sebastião do Paraíso, Uberaba e Unaí.

Neste ano, o DNCL realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) entidade sem fins lucrativos, está repleto de motivos para comemorar. Agricultores, indústria, revendedores e poder público uniram forças para destinar de forma ambientalmente correta mais de 700 mil toneladas de embalagens vazias, desde o início das atividades em 2002.

Segundo Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, a celebração do DNCL é uma ocasião de extrema importância para o setor agro nacional. “A ação não apenas fortalece o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também mantém o Brasil como líder mundial na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. Cerca de 93% das embalagens colocadas no mercado são destinadas à reciclagem, enquanto os 7% restantes, são devidamente incinerados, garantindo uma destinação ambientalmente correta para 100% das embalagens devolvidas em nosso país “, explica o executivo.

Durante a 19ª edição, serão realizadas ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral em cerca de 114 cidades brasileiras. O destaque é o DNCL Sustentabilidade, que mobilizará a comunidade para a arrecadação e o plantio de árvores. A expectativa é de que 16 mil mudas serão plantadas próximas as centrais responsáveis pelo recebimento das embalagens vazias.

Essa iniciativa está alinhada com a missão do inpEV de conservar o meio ambiente, promover a economia circular e reduzir o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de efeito estufa. Afinal, cada árvore plantada tem a capacidade de capturar 140 kg de CO2 equivalente em 20 anos de seu ciclo de vida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Florestas.

A edição de 2023 também contará com o DNCL Portas Abertas, quando as centrais de recolhimento de embalagens recebem a comunidade para atividades relacionadas às boas práticas ambientais. Além disso, serão realizadas palestras educativas e homenagens aos agricultores destaque no recebimento de suas embalagens de defensivos agrícolas. As solenidades oficiais acontecerão simultaneamente em 11 cidades brasileiras. A celebração de Cuiabá (MT) será realizada na Unidade Posto e contará com a presença do presidente do inpEV, entre outros convidados.

“As diversas atividades realizadas para marcar a data, representam uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto do trabalho do Sistema Campo Limpo. Além disso, ajudam a aumentar a conscientização e a ampliar a participação de todos em nosso programa auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo”, destaca Jair Furlan, Coordenador Regional de Operações do inpEV.

As centrais participantes promoverão, tanto no dia 18 de agosto como em outras datas próximas, atividades dentre as seguintes categorias:

  • DNCL Solenidade: celebração com a presença de autoridades públicas;
  • DNCL Portas Abertas: visita de alunos e comunidade;
  • DNCL na Escola: ações voltadas para estudantes de ensino fundamental;
  • DNCL Universitário: atividades para estudantes de universidades;
  • DNCL Ação com Agricultor: homenagem aos agricultores.

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

ARTIGOS RELACIONADOS

Por que o agronegócio é um pilar fundamental

Especialista em investimentos para o segmento agro comenta aspectos importantes do desempenho do setor.

Cultivo com fertilizante sem cloro aumenta em 10% produção de seringueiras em MG

agricultor de Indianópolis, munícipio próximo de Uberlândia, que aumentou em 10% a produção de seringueiras após mudar manejo e utilizar fertilizante verde que é a alternativa para produção de alimentos de forma sustentável. Além disso, a fábrica que produz esse fertilizante também é de Minas Gerais.

Inovações em 2020 atestam DNA da New Holland, que celebra 70 anos de Brasil

Ações contribuíram para a CNH Industrial ser novamente eleita uma das empresas mais inovadoras do Brasil Sempre próxima do cliente e com uma linha completa de máquinas para...

Painel do Agro debate ‘Futuro do Agronegócio do Brasil’

Evento com entrada franca reúne ex-ministros da Agricultura, deputado federal, presidentes da CSEAG, da Cargill Brasil e da Cooperativa Castrolanda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!